Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Operação 'Polícia nas Ruas' vai às praças e traz números positivos

Por Redação - Agência PA (SECOM)
12/06/2017 00h00

A operação “Polícia nas Ruas”, deflagrada pelo Sistema de Segurança Pública do Estado na quinta-feira, dia 8, ganhou o reforço de mais 100 homens da Polícia Militar do Pará nas ações operacionais realizadas neste domingo, 11, na área central da capital, em particular nas praças da República e Presidente Vargas. “Nosso objetivo maior é garantir tranquilidade e a segurança do cidadão. A presença ostensiva da Polícia em locais onde há grande aglomeração de pessoas, como esse, ajuda a coibir a criminalidade”, disse o comandante do policiamento da capital, coronel Luis Carlos Rayol.

O “Polícia nas Ruas” é uma ampliação da Rede de Proteção ao Cidadão, que tem o intuito de inibir e combater a criminalidade. Desde a quinta-feira, a população de oito bairros de Belém (Terra Firme, Jurunas, Guamá, Condor, Cremação, Batista Campos, Nazaré e Umarizal) tem observado a presença e atuação mais efetiva das forças policiais.

Neste domingo, a operação foi levada às praças da República, Batista Campos e adjacências, por serem áreas de grande circulação de pessoas aos fins de semana. “Bairros como Nazaré, Umarizal, Campina e Cidade Velha são zonas flutuantes, porque recebem pessoas de outros bairros que costumam se deslocar para frequentar os espaços livres, como as praças e igrejas. Por isso decidimos aumentar o efetivo que faz o policiamento nesses locais exatamente para coibir delitos”, destacou o comandante geral da PM, coronel Hilton Benigno, que orientou os policiais na Praça Santuário, ponto de concentração e saída da operação deste domingo, que contou com 350 agentes de segurança, 230 só da Polícia Militar do Pará.

A jornalista Neide Batista se preparava para participar de uma Caminhada pela Paz na Praça da República quando percebeu a movimentação. “A Polícia Militar está fazendo seu papel, inibindo a violência nas ruas. A população que veio à praça hoje está conseguindo sentir efetivamente a presença da polícia”.

Na Praça Batista Campos, policiais a pé e de bicicleta dividiram espaço com famílias, estudantes, esportistas e vendedores ambulantes. “Quando as pessoas chegam num lugar e veem bastante policiais, como hoje, se sentem mais seguras para passear e isso acaba beneficiando quem precisa do público para sobreviver, como é o caso de nós, os vendedores”, disse o vendedor de pipocas Emerson da Cruz, de 21 anos.

Força conjunta

A primeira ação foi deflagrada na noite de quinta-feira, 8. A “Polícia nas Ruas” começou com a intensificação do policiamento nas áreas dos bairros Condor, Guamá, Jurunas e Cremação, que apresentam maiores índices de roubos e homicídios.

Mais de 300 homens das Polícias Civil, Militar, dos Grupos de Operações Especiais, Guarda Municipal, Departamento de Trânsito do Estado e Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) começaram a atuar de forma integrada para coibir os delitos na capital paraense. O efetivo das ruas foi aumentado por ordem do governador Simão Jatene e na sexta-feira, 9, a operação foi ampliada para mais quatro bairros (Terra Firme, Nazaré, Umarizal e Batista Campos).

O efetivo operacional da PM teve o apoio de mais de 260 policiais militares, que foram transferidos de funções administrativas para garantir a segurança nas ruas; e dos grupos especiais: Batalhão de Choque, Ronda Tática Metropolitana (Rotam), Cavalaria e Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp).

No sábado, 10, uma equipe do Comando de Missões Especiais prendeu um homem, no bairro do Jurunas, identificado como Marcos André dos Santos Tavares, de 24 anos, após ser abordado em atitude suspeita quando estava em uma bicicleta. Ele estava de posse de uma arma calibre 32 de fabricação caseira, um celular, uma aliança e uma carteira porta-cédulas com documentos, cartões de crédito e 50 reais. O homem foi conduzido para a Seccional de São Brás.

Durante as ações "Duas Rodas" e "Tróia", realizadas na noite de sexta e madrugada de sábado, foram apreendidos 18 veículos, totalizando 25 infrações. Na noite de sábado e madrugada de domingo, 25 bares foram fiscalizados e 10 fechados por apresentarem situação irregular.

Além disso, um homicídio foi registrado pela Polícia Militar do Pará nos oito bairros cobertos pela operação neste final de semana. O fato acena com uma perspectiva otimista na prevenção e combate à violência. “Esse grupo de oito bairros cobertos pela operação 'Polícia nas Ruas' engloba mais de 500 mil pessoas, que estão sendo beneficiadas com um resultado efetivo. Porque pela dinâmica de períodos anteriores, ela estava tendendo a uma oscilação crescente e com essa intervenção, a gente já percebe que ela retrai bastante esse número. Agora estamos usando estratégias para manter isso”, pontuou o coronel Marco Antônio Rocha, diretor geral de Operações.

O estopim

No dia 5 de junho, cinco pessoas foram mortas na Rua Nova II, no bairro da Condor, em Belém, enquanto assistiam a um jogo de futebol em um bar. As vítimas foram atingidas por tiros disparados de três veículos. Três homens morreram no local e uma quarta vítima veio a óbito depois de dar entrada em um Pronto-Socorro. Além disso, outras 14 pessoas ficaram feridas, dentre elas duas crianças que teriam sido baleadas no pé e na cabeça, segundo os familiares. As investigações continuam, envolvendo Polícia Civil, Ministério Público, Poder Judiciário, abrangendo perícia e medidas cautelares, buscando a materialidade de provas.