Polícia Civil fecha 20 estabelecimentos comerciais em Marituba
Locais desobedeciam decreto estadual publicado na semana passada, como medida de prevenção ao Coronavírus
Na manhã desta segunda-feira (23), 20 estabelecimentos comerciais foram fechados na principal feira do município de Marituba, Região Metropolitana de Belém. Os locais estavam funcionando normalmente e desobedeciam a Portaria 117/2020, publicada na sexta-feira (20), no boletim interno da Polícia Civil, que considera o disposto no artigo 14 do Decreto Estadual n° 609/2020, que estabelece o fechamento de academias, bares, restaurantes, casas noturnas e estabelecimentos similares.
Equipes da Diretoria de Polícia Metropolitana (DPM) estão fazendo o trabalho de conscientização, orientação acerca do novo decreto. "Nossas equipes estão nas ruas fazendo todo o trabalho de orientação e conscientização para fazer com que as os comerciantes entendam a importância deste decreto. Infelizmente, ainda existe resistência por parte de alguns, mas essa ação é necessária para que possamos cumprir o decreto estadual e evitar ao máximo a proliferação da Covid-19", explicou o delegado Marco Antônio Duarte, titular da DPM.
A fiscalização diária é feita por policiais da Diretoria de Polícia Administrativa (DPA), com apoio da Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa), Delegacia do Consumidor (Decon), Diretoria de Polícia Metropolitana (DPM) e Diretoria de Polícia do Interior (DPI).
Fiscalização no interior do Estado
Somente neste final de semana, no interior do Pará, 184 estabelecimentos foram fiscalizados, 94 fechados e duas pessoas foram presas por desacatarem/desobedecerem o decreto estadual. Nesta segunda-feira (23), mais uma pessoa foi detida, a proprietária de uma casa lotérica localizada em Salvaterra, na ilha do Marajó. O local estava com aglomeração de pessoas e equipes da Polícia Civil já tinham orientado a proprietária sobre a punição caso houvesse o descumprimento.
"Estamos trabalhando desde a sexta-feira (20), e finalizados os trabalhos deste final de semana, após exaustiva contagem, tivemos um total de 54 operações no interior do Estado no sentido de colocar em prática os decretos governamentais e minimizar os impactos causados pelo COVID-19. Entretanto, trata-se de um momento de crise e isso requer um acompanhamento contínuo. Exige-se, portanto, muita atenção de todos e, primordialmente, o controle das equipes", informou o Diretor de Polícia Metropolitana, José Humberto de Mello.
As fiscalizações seguem por tempo indeterminado. A população pode ajudar a Polícia Civil denunciando os estabelecimentos comerciais abertos que estejam atuando na ilegalidade, através dos seguintes contatos:
- Belém e Região Metropolitana: Alô Cidadão (99991-0009)
- Interior do Estado: Disque-Denúncia (181).