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Servidores do HC participam de treinamento sobre o Coronavírus

Hospital de Clínicas também já montou um plano de contingência pensando nos pacientes, como a implantação de novas regras de visitação e entrada na unidade

Por Felipe Gillet (HC)
18/03/2020 12h18

A Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV), dentro das ações previstas pelo governo estadual na prevenção à pandemia do novo coronavírus, realizou nesta terça-feira (17), o Primeiro Treinamento Geral sobre o Coronavírus para servidores do hospital. Durante o evento também foram repassados protocolos do Plano de Contingência da FHCGV, idealizado pela direção do hospital com base nas orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa.

O treinamento foi ministrado pelo fisioterapeuta assistencial do Hospital de Clínicas, Daniel Torres, que destacou de que forma os profissionais da área da saúde devem se proteger.

“Como ainda não temos nenhum caso confirmado, os profissionais da saúde devem seguir as recomendações do Ministério da Saúde, tais como: evitar aglomerações; lavar as mãos; utilizar álcool em gel; evitar lugares fechados; e utilizar máscara simples. Caso o profissional precise ter contato com algum paciente confirmado com coronavírus, os profissionais vão precisar usar equipamentos de proteção individual como máscara, gorro, luvas, capote impermeável (avental), óculos ou viseira e tomar muito cuidado durante a retirada desses equipamentos porque nesse momento também é possível o contágio”, explica o profissional.

Durante o treinamento, o fisioterapeuta falou, ainda, sobre os cuidados que a população deve tomar para evitar a contaminação. “As recomendações são as mesmas: evitar aglomerações, lavar as mãos com água e sabão ou utilizar de álcool em gel e evitar contato pessoal com pessoas com quadro gripal", pontua. Ele diz ainda que “os principais sintomas da doença são desconforto respiratório, tosse e febre, portanto, não é recomendável procurar ajuda médica se não apresentar os três sintomas.” 

“É de fundamental importância a ação. A partir daqui a gente começa a mudar a mentalidade, os procedimentos. Acho que com isso, o hospital reforça uma visão que já tinha, mas que foi intensificada com o coronavírus no que diz respeito à segurança do trabalho", relatou a técnica de segurança do trabalho Celeste Melo.  

A fonoaudióloga Ivana Ribeiro foi outra integrante da equipe do hospital a participar do treinamento. Para ela, foi importante participar porque conheceu maneiras de se proteger contra o vírus, e também como atender os pacientes preservando o profissional de saúde da contaminação. "Nós temos pessoas conscientes de como lidar com toda essa situação, então esse treinamento vem mostrar como devemos utilizar os nossos equipamentos de proteção de forma adequada e seguir todas as normas de uma maneira consciente e adequada”, frisou.

Plano de Contingência - Apesar da FHCGV não ser o hospital de referência para o tratamento do coronavírus, a direção já montou um plano de contingência pensando nos usuários, em especial os de referência do hospital. “A nossa clientela é uma população de alto risco: cardiopatas; hipertensos; diabéticos; e crianças cardiopatas, pensando nisso estamos com um plano de contingência focado nas nossas emergências psiquiátrica e cardiológica, e uma outra porta aberta, que é a obstetrícia, para pacientes referenciados. Nesses espaços, os servidores estão preparados e informados sobre como proceder caso algum paciente apresente os sintomas do Covid-19", explica a diretora-presidente, Alessandra Leal. 

"Também fizemos um levantamento de todos os materiais que temos no hospital para que o servidor esteja protegido e a disseminação seja a menor possível” - Alessandra Leal, diretora-presidente do HC. 

Outra medida estabelecida pela direção do hospital foi a implantação de novas regras de visitação e entrada no hospital. “Reduzimos o número de visitas nas UTIs e enfermarias. A partir de agora vai ser somente um visitante e um acompanhante em horários pré-estabelecidos. Tínhamos um plano mais liberal de visitas, mais humanizado, porém tivemos que interrompê-lo. Vamos fazer o acompanhamento dos servidores que apresentarem algum sintoma gripal e vamos continuar o trabalho de orientação de boas práticas de higiene. Também somos disseminadores do conhecimento e precisamos ter calma e tranquilidade nesse momento”, ressalta a diretora.