Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ANFITRIÃO

Pará é escolhido para receber o 1° Fórum de Infraestrutura regional da Região Norte

Encontro vai debater oportunidades de atração de investimentos

Por Giovanna Abreu (SECOM)
13/03/2020 17h14

Com o objetivo de debater oportunidades para atrair investimentos em infraestrutura para os nove Estados que compõem a Amazônia Legal (Pará, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Amazonas, Acre, Rondônia, Tocantins e Roraima), o Pará foi escolhido como sede do 1° Fórum de Infraestrutura regional da Região Norte, realizado pela Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib), nesta sexta-feira (13), no Hangar – Centro de Convenções, em Belém.

O governador do Pará, Helder BarbalhoPara garantir a competitividade dos Estados envolvidos, o aperfeiçoamento da logística e da infraestrutura nos setores de energia, rodovias, hidrovias, portos, aeroportos ou ferrovias, são apontados como setores estratégicos.

“Investir nesses setores é condição fundamental para a vida da população e para que os nossos Estados se consolidem para atrair investimentos e empreendimentos que possam gerar mais emprego e renda. Para isso, discutimos caminhos para fortalecer a nossa estrutura local e atrair o capital privado”, ressalta o Governador Helder Barbalho, anfitrião do Fórum.

“Quando nós falamos de investimentos em infraestrutura é fundamental abordar a Região Norte e, especialmente, o Pará pela sua localização e extensão. Por isso a importância do Estado em sediar esse evento. Tivemos total apoio e incentivo do Governador do Pará para a conciliação das agendas dos gestores e representantes das maiores empresas do setor; e para que fosse retomada a discussão sobre o desenvolvimento sustentável da Amazônia”, ressalta o Presidente Executivo da Abdib, Venilton Tadini.

O Governador Helder Barbalho articulou a antecipação do Fórum para aproveitar a quantidade de gestores públicos e investidores reunidos no Pará, por conta do XX Fórum de Governadores, que ocorreu, em Belém, nos dias 11 e 12 de março.

Para o Presidente Consórcio da Amazônia Legal e Governador do Amapá, Waldez Góes, o XX Fórum de Governadores foi importante para definir quatro eixos prioritários - Saúde, Educação, Segurança e Governança Territorial e Ambiental - para a Região, que impactam diretamente na economia e estão vinculados aos investimentos na área. “Precisamos entender que a Amazônia não é problema e sim solução. É preciso que os olhares se voltem pra gente. Aqui estão oportunidades de grandes investimentos e parcerias para que a Amazônia ofereça ainda mais condições de crescimento”, afirma.

Flávio Dino, governador do Maranhão

O Governador do Maranhão, Flávio Dino, apontou a necessidade de medidas emergenciais no setor econômico do país. “Precisamos de muita responsabilidade, seriedade e velocidade na adoção de medidas para atrair investimentos para a nossa economia. A saída para o Brasil é a realização maciça de investimentos públicos e privados. No Fórum, tivemos a possibilidade de apresentar a nossa visão estratégica e convidar o setor privado a participar de investimentos que geram trabalho e renda para a Amazônia brasileira”, assegurou.

“O Pará é o Estado com maior pujança econômica da Região Norte. Está entre os 10 estados de maior economia do Brasil. É esse caminho que precisamos consolidar, para que a nossa localização, a diversidade econômica e a nossa capacidade de consumo sejam ativos fundamentais para a economia paraense se desenvolver”, destaca Helder. “Fomos o 6º Estado, no Brasil, que mais investiu em infraestrutura em 2019. O que me orgulha, por que, entre os Estados que iniciaram uma nova gestão no ano passado, ficamos em primeiro”, completa.

Além da apresentação de oportunidades em infraestrutura para a região da Amazônia Legal, também haverá a apresentação dos principais projetos de PPPs e Concessões dos Estados, discussões sobre os desafios e alternativas para concretizar investimentos.