Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Ação integrada orienta população sobre prevenção à doença de Chagas em Ponta de Pedras

Também foram realizadas atividades em quatro escolas municipais e estaduais, para instruir crianças e adolescentes acerca da doença

Por Mozart Lira (SESPA)
26/04/2024 16h54

Servidores do 7° Centro Regional de Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), realizaram atividades junto com profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Ponta de Pedras, no Arquipélago do Marajó, a fim de implementar estratégias de prevenção à doença de Chagas no município. As ações, que duraram quatro dias, foram encerradas nesta sexta-feira (26). A equipe integrada reuniu representantes da Atenção Primária à Saúde, Vigilância Epidemiológica, CIEVS Marajó I, Vigilância Sanitária e Endemias.

A programação contou com o compartilhamento de informações sobre a doença de Chagas à população, e atividades do Programa Saúde na Escola, desenvolvidas em quatro escolas municipais e estaduais, com o objetivo de instruir crianças e adolescentes acerca da doença, sintomas e cuidados para se prevenir, inclusive como encontrar o inseto barbeiro, hospedeiro do protozoário Trypanosoma cruzi, causador da doença. Agentes comunitários de Saúde e agentes de combate às endemias também foram capacitados

Aperfeiçoamento - Houve uma mesa-redonda com médicos e enfermeiros acerca do fluxo, notificação, investigação epidemiológica, diagnóstico e tratamento de pacientes. A programação contou ainda com visitas a Unidades Básicas de Saúde, a fim de aperfeiçoar o alinhamento de fluxo para o diagnóstico, notificação, investigação epidemiológica, acompanhamento e cuidados para com os pacientes chagásicos. 

A equipe da Sespa também ministrou palestra aos agentes comunitários de Saúde e agentes de combate às endemias, repassando informações sobre a prevenção da doença e a importância de suas funções na vigilância entomológica dos vetores da doença de Chagas no município, e sobre o fluxo de funcionamento do Posto local de Informação de Triatomíneos (PIT).

Também foram feitas visitas e debate com a equipe de Vigilância Epidemiológica e Sistemas de Informações sobre notificação, investigação e encerramento oportuno dos casos no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde. 

Como forma de prevenção à doença foi promovida atualização cadastral e treinamento de Boas Práticas para batedores de açaí, em conjunto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará).