Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESTOQUE

Santarém comemora a abertura oficial da campanha de Carnaval ‘Folia que Salva Vidas’

Mais de 40 bolsas de sangue foram coletadas. Ações seguem até a próxima sexta-feira (14)

Por Anna Cristina Campos (HEMOPA)
11/02/2020 10h39

O Hemopa Santarém organizou uma grande festa para marcar a abertura oficial da campanha de Carnaval de doação de sangue ‘Folia que Salva Vidas’, ocorrida na manhã de segunda-feira (10). As ações seguem até a próxima sexta-feira (14), no município.

“Nós colocamos as máscaras, chamamos a banda de fanfarra ‘Xaranga’ e saímos pelas ruas para mobilizar os moradores à doação de sangue”, disse a assistente social Telma Suanne, do Hemocentro Regional de Santarém. O ônibus ‘Iate da Alegria’ passou pelas ruas da cidade, levando uma mensagem especial sobre o ato solidário.

O agricultor Geanderson Pontes, 25, saiu de Mojuí dos Campos até Santarém para doar sangueO agricultor Geanderson Pontes, 25, saiu de Mojuí dos Campos até Santarém pra fazer a sua doação. “Sou doador, mas hoje vim para doar para um grande amigo meu que está precisando de sangue”, contou. Kauan Almeida, 17, levou a mãe para autorizar a sua primeira doação, já que ainda é menor de idade. “Sempre recebi o incentivo da minha mãe para ser um doador. É muito gratificante porque estamos tentando ajudar o próximo. Isso nos faz mais humanos”.

No total, 55 pessoas compareceram para realizar este gesto de generosidade. Desses, 44 bolsas de sangue foram coletadas. "Estamos com uma boa expectativa para esta semana de campanha. Estamos mobilizando todos para nos ajudar a manter o estoque para este período de festas do carnaval, pois temos a responsabilidade de abastecer 19 municípios da região oeste", destacou o gestor do Hemopa Santarém, Joaquim Azevedo.

Na próxima sexta-feira (14), dia de encerramento da campanha ‘Folia que Salva Vidas’ em Santarém, um bloquinho carnavalesco vai puxar o dia no hemocentro.

Ônibus ‘Iate da Alegria’ passou pelas ruas da cidade, levando mensagens sobre o ato solidárioPara doar, é preciso ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e apresentar um documento de identificação oficial, original, com foto (RG, CNH, Passaporte ou Carteira de Trabalho). Quem fizer a doação neste período de carnaval vai ganhar uma blusa personalizada.

Serviço:

Hemocentro Regional de Santarém (Avenida Frei Vicente, 696, entre as Alameda 30 e 31 – Aeroporto Velho. O atendimento é de segunda a sexta, das 7h às 12h30. Mais informações: (93) 3524-7550.