Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGENDA DE TRABALHO

Primeiro dia na Calha Norte tem inaugurações em Santarém e Mojuí dos Campos

Governador do Estado ressaltou a importância da Superintendência da Caixa Econômica e do linhão de energia para a economia da região

Por William Serique (SECOM)
08/02/2020 01h16

O primeiro dia da agenda de trabalho do governador Helder Barbalho em municípios da Calha Norte, no oeste paraense, iniciada na sexta-feira (7), foi encerrado com eventos nos municípios de Santarém e Mojuí dos Campos. Na sede municipal de Santarém, o governador participou da inauguração da sede da Superintendência Executiva da Caixa Econômica Federal, e em Mojuí do ato de entrega da linha de transmissão que ampliou a oferta de energia elétrica para vários municípios.

Em dois dias (sexta-feira e sábado), o chefe do Executivo entrega obras e participa de programações em 11 municípios da região. Ao final do primeiro dia, Helder Barbalho ressaltou que “tivemos a oportunidade de entregar terminal hidroviário no município de Faro e escola em Terra Santa. Inauguramos estradas em Oriximiná e Óbidos, e em Mojuí dos Campos participamos de um importante momento de reforço da oferta de energia pra esta região, inclusive uma demanda antiga da sociedade, do comércio e da indústria local”.

O governador Helder Barbalho (d) destacou a importância da Superintendência da Caixa para a economia em SantarémO governador disse ainda que “continuaremos fiscalizando obras em Santarém e avançando para a entrega de estrada em Curuá, do terminal hidroviário de Prainha, estrada em Monte Alegre, vistoriando obras em Almeirim, inaugurando estradas em Alenquer. Portanto, demostrando claramente uma decisão de governo. Governar por todas as regiões, fazendo um governo presente. E isso só se faz com obras, benefícios e atenção a toda a população”.

Superintendência Executiva de Varejo da Caixa Econômica em SantarémEm Santarém foi inaugurada a primeira Superintendência Executiva de Varejo da Caixa Econômica. Unidade com maior autonomia administrativa, a Superintendência vai gerenciar, coordenar agências da região e tratar de demandas que antes eram endereçadas a Belém, o que comprometia a celeridade dos processos. A instalação do órgão em Santarém vai beneficiar vários segmentos, já que empresários e até mesmo funcionários não precisarão mais se deslocar até Belém para verificar obras ou formalizar crédito.

O governador ressaltou a importância do empreendimento para a região. “Seguramente, a chegada da Superintendência da Caixa fortalece a região oeste do Estado e aproxima os serviços da Caixa de todos os municípios dessa região, sejam do Tapajós, do Xingu, da Calha Norte ou do Baixo Amazonas, e com isto se fortalece a economia e amplia a presença da Caixa como banco público e de desenvolvimento, com as políticas sociais que estão na carteira da Caixa Econômica Federal”, avaliou Helder Barbalho.

“Aqui em Santarém que é uma cidade com crescimento muito forte, então, é importante porque ao invés dos empresários ou dos funcionários terem que deslocarem pra Belém pra realizar verificação de obras ou formalização de crédito, você tem aqui e toda a região próxima a Santarém e fica muito mais fácil. Estamos fazendo isso por todo o Brasil e certamente dará certo aqui também. A presença do governador aqui é muito importante, pois demostra proximidade, já estivemos duas ou três vezes no ano passado. É muito importante essa proximidade entre o governo federal, o estadual e a Caixa, só fortalece e permite que o cidadão tenha mais benefícios. E o melhor para todos”, destacou o presidente da Caixa, Pedro Guimarães.

Energia - Em Mojuí dos Campos, o Grupo Equatorial Energia colocou em operação uma linha de transmissão que beneficiará cerca de 600 mil habitantes ao se integrar ao linhão Tramoeste, que leva energia da Hidrelétrica de Tucuruí para municípios do oeste paraense.Helder Barbalho disse que o linhão de energia prepara Mojuí dos Campos para o crescimento da indústria, do comércio e do agronegócio

O diretor-presidente do Grupo Equatorial, Augusto Miranda da Paz Júnior, disse que “essa linha de transmissão vai atender a 12 municípios da região". "A gente iria entregar essa obra com 60 meses, e entregamos com 30 meses. Igual à ponte do Moju, de forma ágil”, frisou, referindo-se à construção, pelo Governo do Estado, da Ponte União, que reintegrou a Alça Viária ao sistema de transporte terrestre. A nova linha de transmissão de energia, administrada pela concessionária Equatorial Energia, é fundamental para melhorar o fornecimento de energia elétrica na região.

“É de fundamental importância esse linhão, pois vai chegar a quase meio milhão de paraenses. Agora, a gente pode ir atrás de empresários para investir no nosso município, pois a gente vai ter energia em abundância. Sem o apoio do Governo do Estado nada seria possível. O povo de Mojuí agradece de forma especial ao governador Helder Barbalho”, declarou Jailson Alves, prefeito de Mojuí dos Campos.O governador Helder Barbalho e diretores do Grupo Equatorial Energia

“Com essa oferta de energia, nós teremos condições de atender à demanda atual e, acima de tudo, a perspectiva real de estarmos preparados para o crescimento desta região, o crescimento da indústria, do comércio, do agronegócio e, claro, das demandas da sociedade. É fundamental que a região possa estar preparada para não ter de conviver com apagão, com queda de energia. Com este empreendimento entregue, mais do que triplica a oferta do que hoje é oferecido para esta região”, acrescentou Helder Barbalho.

Em sua agenda de trabalho, Helder Barbalho é acompanhado por parlamentares e secretários de EstadoTambém participam da agenda do governador os deputados federais José Priante, Éder Mauro e Júnior Ferrari; os deputados estaduais Júnior Hage e Ozório Juvenil; o presidente da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará, Abraão Benassully; o secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Rogério Barra; o secretário de Governo do Oeste do Pará, Henderson Pinto; a secretária adjunta de Educação, Dina Elarrat; a secretária adjunta de Comunicação, Vera Oliveira, e o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, Iran Lima.