Codec participa de debates sobre setores econômicos estratégicos do Pará em evento do BID
A pauta do dia abordou política pública de atração de investimentos e as cadeias produtivas mais fortes na região, como mineração, agroindústria e pecuária
“Precisamos manter em vista o fato de que temos um grande potencial de entrada de capital internacional para a COP 30. É preciso pensar o Estado de uma maneira estratégica, positiva, e falar também sobre a divisão de setores estratégicos a nível de investimento. Eu gostaria de parabenizar a Codec pela iniciativa desse evento e agradecer pelo convite para fazer parte desse grupo", disse Bonifácio Sena, supervisor de Negócios do Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá, em Belém. Ele participou do segundo dia de treinamento, promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), nesta terça-feira (7).
O segundo dia abordou questões de benchmarking da política pública de atração de investimentos, e permitiu conclusões em relação às cadeias produtivas mais fortes na região, como mineração, agroindústria, energia solar e pecuária.
O professor Javier Casademunt, palestrante do evento, explicou a importância de fazer este diagnóstico. Segundo ele, “debater sobre a estratégia setorial nos faz ter clareza sobre quais cadeias e subsetores de valor específicos são estratégicos para atrairmos investimentos, e captar os investidores específicos para o desenvolvimento do Estado como um todo”.
Conhecimento - O professor também falou sobre a importância do apoio da Companhia ao evento. “Tem sido essencial. A Codec é a espinha dorsal desse treinamento, porque eles estão dinamizando muito as reflexões, auxiliando e fazendo parte de vários grupos, além de trazer conhecimento e organização para o evento”. Ele acrescentou: “Percebo que existe um grande engajamento, e isso reflete no nível de discussão estratégico que é altíssimo. Vemos que existe uma orientação e um foco das pessoas que participam para a melhora do Estado, e temos certeza que com esse nível de participação e engajamento as discussões serão muito boas, e os resultados para o Estado do Pará serão excelentes”.
O treinamento promovido pelo BID tem como ministrante Javier Casademunt, que ocupa cargos de diretor para o Brasil e professor associado da ESADE Business School nas Áreas de Estratégia e Internacionalização (ESADE é a 4ª melhor Business School do mundo, segundo o Ranking Poets&Quants, 2022).
A programação, promovida e idealizada pelo BID, prossegue até o dia 10 de maio:
Quarta-feira - 08/05 - Tema: Diagnóstico do ambiente para atração de investimentos ao Pará;
Quinta-feira - 09/05 - Tema: Modelos de Agência de atração de investimentos para o Estado do Pará,
Sexta-feira - 10/05 - Tema: Capacity building para a prestação dos serviços da Agência.