Hospital Regional dos Caetés aprimora assistência a usuários de longa permanência
A gestão da unidade implantou uma equipe de curativos e fortaleceu a Comissão de Cuidados com a Pele a fim de evitar infecções durante o processo de internação
O Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), no município de Capanema, nordeste paraense, vem investindo em iniciativas que priorizam a qualidade da assistência, com ênfase na segurança do paciente, especialmente daqueles de longa permanência na unidade. Entre as estratégias adotadas destacam-se a implantação de uma equipe de curativos e o fortalecimento da Comissão de Cuidados com a Pele (CCP). Ações sistematizadas para os curativos são cada vez mais eficazes durante o tratamento de usuários que apresentam os mais diversos tipos de feridas, a fim de evitar infecções.
A equipe é composta por profissionais da Assistência, que fazem curativos e avaliações de lesões de alta complexidade. A iniciativa conta ainda com o apoio dos demais profissionais da unidade.
Responsável pela equipe de cuidados com a pele, Dianne Lopes disse que “o tratamento de feridas não se resume em apenas realizar a troca de curativos. Um dos passos para ter sucesso na cicatrização é olhar para esse indivíduo como um todo, levando em consideração o seu estado emocional, psicológico e mental”.
Gabriel de Sousa Ribeiro, 23 anos, residente em Capanema, foi usuário de longa permanência devido a um acidente de trânsito. "Na madrugada do dia 21 de janeiro sofri um acidente de trânsito e fui encaminhado para o HRPC, onde fiquei na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em estado inconsciente. Tive fratura no fêmur direito e recebi todos os cuidados essenciais para minha melhora e cura. Hoje, após dois meses e 16 dias, estou tendo alta. Só tenho a agradecer a todos os profissionais”, contou.
Cultura de segurança - O gerente Assistencial da unidade, Eduardo Machado, informou que com o novo redimensionamento da Enfermagem, levando em consideração o quantitativo de profissionais, habilidades e qualificações, a equipe de cuidados com a pele se tornou uma realidade no Hospital, e uma importante aliada para a consolidação da cultura de segurança ao paciente.
“A nova estratégia aumentou o nível de satisfação do usuário por agilizar o processo de cicatrização do ferimento, automaticamente reduzindo a dor e o tempo de permanência intra-hospitalar. A equipe de cuidados com a pele não é o mesmo que a Comissão de Cuidados com a Pele (CCP), porém estão diretamente associados em prol de melhorias na assistência”, acrescentou o gestor.
Serviço: O Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC) é composto pelo Hospital Regional Público dos Caetés, pela Policlínica e pelo Núcleo de Atendimento ao Espectro Autista (Natea), e integra a rede de saúde do Governo do Pará, sob a administração do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade atende usuários 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), funcionando na Avenida Barão de Capanema, no bairro Centro, na sede municipal de Capanema. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (91) 3122-7391.
Texto: Felipe Brito - Ascom/CHC