Triatletas trocam experiência com jornalistas paraenses
Neste final de semana, o município de Barcarena, distante cerca de 112 quilômetros da capital paraense, irá receber as provas de triathlon de nível internacional, o Amazônia Endurence, que irá reunir aproximadamente 200 triatletas de todo o Brasil.
Já estão em Belém jornalistas esportivos nacionais que irão cobrir as provas, entre eles Rafael Farnezi e Erik Coser, que participaram de uma roda de conversa com jornalistas paraenses, na tarde desta quinta-feira, 22, sobre o avanço do triathlon no Brasil e sobre a cobertura jornalística deste tipo de evento, assim como sobre o turismo esportivo, que movimenta uma parcela cada vez maior do mercado do turismo nacional.
O mineiro Rafael Farnezi é campeão mundial de triatletismo e é jornalista esportivo da revista Mundo Tri, uma referência nesta modalidade de esporte. Erick Coser é fotógrafo da AllTriNews. Estas são as duas maiores empresas do segmento no país. O bate papo também contou com a presença do IronMan Finisher Magno Macedo, que é um dos organizadores da prova de domingo.
Para Rafael, o triathlon tem crescido cada vez mais no Brasil, o que pode ser notado pelo grande número de triatletas que participam das provas nacionais. Para ele, as próprias Olimpíadas do Rio de Janeiro chamaram atenção para o esporte. O investimento nas categorias de base por parte de patrocinadores também vem impulsionando o esporte.
Poder participar de um evento como o Amazônia Endurance em um estado com características geográficas especiais vai ser uma nova experiência para o triatleta e jornalista. “Eu estou extremamente ansioso por causa do grande alcance que o Amazônia Endurance está tendo e pelo número de atletas quem irá reunir”.
Erick Coser é especialista na cobertura das provas tanto no Brasil quanto no exterior. Para ele, o crescimento do triathlon tem um potencial que deve ser explorado pela mídia. “São eventos que têm um potencial econômico e que movimentam um grande número de atletas. Grandes empresas e franquias internacionais estão vindo para o Brasil. A ausência do esporte no noticiário se dá por um desconhecimento, mas é um produto que atrai investidores e vende”, destaca. A presença de jornalistas de todo o Brasil para cobrir o Amazônia Endurance, comenta, “é uma prova da força do triatlhon”.
Para o organizador do evento, IronMan Finisher Magno Macedo, o maior legado que este tipo de evento pode trazer é a divulgação do Estado para o resto do Brasil e do mundo, assim como atrair atletas de todo o Brasil para conhecer o Pará. “Atletas de 23 estados brasileiros estarão no próximo domingo em Barcarena. Esta é uma prova do sucesso do Amazônia Endurance”, comenta.
Para o editor do Portal G1 Pará, o jornalista Jorge Sauma, a roda de conversa com os jornalistas e triatletas e a realização do Amazônia Endurance é uma prova de que o esporte congrega e é um agente transformador. “Um evento que traz uma centena de pessoas e atletas olímpicos mostra a força do esporte e coloca o Pará no circuito nacional de grandes eventos esportivos”, ressaltou.