Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRABALHO CONJUNTO

Meta da Sespa é ampliar a cobertura dos serviços de saúde bucal

Parceria com os 144 municípios já resulta em qualificação e credenciamento das equipes

Por Roberta Vilanova (SESPA)
20/12/2019 17h04

Uma das metas é aumentar a cobertura de escovação supervisionadaCom o objetivo de ampliar a cobertura de saúde bucal no Pará, a Coordenação Estadual de Saúde Bucal da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) vem trabalhando em parceria com todos os municípios para oferecer à população acesso aos serviços odontológicos em todos os níveis de atenção à saúde. O trabalho é realizado em conjunto com os Centros Regionais de Saúde.

Segundo a coordenadora de Saúde Bucal da Sespa, Alessandra Amaral, uma das prioridades é ampliar a cobertura das equipes de saúde bucal (ESB), cuja meta no primeiro ano de gestão era alcançar 45%. “Conseguimos habilitar 38 novas equipes e chegar à cobertura de 43,33% até o momento, abrangendo um pouco mais 3,6 milhões de habitantes”, disse ela, ressaltando que houve um aumento da população do Pará em torno de 150 mil habitantes, entre 2018 e 2019. “Ainda há no Ministério da Saúde uma solicitação de credenciamento para 66 novas equipes de Saúde Bucal para os nossos municípios”, acrescentou Alessandra Amaral.

Para incentivar o aumento da cobertura populacional de ESB, a gestão estadual vem sensibilizando os gestores de saúde nos 144 municípios, sobre a importância que deve ser dispensada a essa área da saúde pública, apoiando-os com doação de insumos e equipamentos odontológicos, e realizando ainda monitoramento e assessoramento técnico, avaliação dos serviços públicos, qualificação de coordenadores municipais de Saúde Bucal e repassando informações sobre a legislação vigente e uso dos sistemas de informação.

Alessandra Amaral, coordenadora estadual de Saúde BucalKits de higiene - Na área de Atenção Primária, além da cobertura de ESB, a Sespa pactuou com os municípios aumentar a média de ação coletiva de escovação dental supervisionada para 1%. Para alcançar essa meta, a Coordenação Estadual realizou assessoramento técnico aos 144 municípios quanto à correta inserção de produção nos sistemas de informação, evitando a subnotificação de dados de escovação dental supervisionada, feitas pelas equipes municipais, e doou 15.040 kits de higiene bucal (escova, creme dental e fio dental) às Secretarias Municipais de Saúde, em apoio às atividades educativas e preventivas da cárie e outras afecções que acometem a cavidade bucal.

De acordo com Alessandra Amaral, a Sespa está em processo de compra de mais kits de higiene bucal para regularizar a doação sistemática aos 144 municípios, como incentivo à prevenção. “Em função dessa situação, de acordo com o Sistema de Informação para a Atenção Básica (Sisab), a escovação dental supervisionada atingiu a média de 0,14%, mas, em 2020, o resultado será muito melhor”, afirmou a coordenadora estadual.

De janeiro a novembro de 2019 foram realizados monitoramentos em 14 municípios, com visita técnica a 77 equipes de Saúde Bucal na Estratégia Saúde da Família, e a 11 Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) nos municípios de Benevides, Castanhal, Tailândia, Tucuruí, Abaetetuba, Salinópolis, Santarém e Redenção. Também foram realizadas 115 assessorias técnicas a gestores e a coordenadores municipais de Saúde Bucal.

Credenciamento - Quanto à média complexidade, o Ministério da Saúde credenciou dois CEOs, sendo habilitação em 2ª fase em São Caetano de Odivelas, e em 1ª fase em Bragança (ambos no nordeste paraense), e habilitou quatro Laboratórios Regionais de Prótese Dentária nos municípios de Cametá, Chaves, Jacundá e Novo Progresso.Encontro Estadual de Coordenadores Municipais de Saúde Bucal realizado em outubro

No mês de outubro, a Sespa realizou o VII Encontro Estadual de Coordenadores Municipais de Saúde Bucal, na programação do XII Congresso Internacional de Odontologia da Amazônia, que contou com apoio da Secretaria.

A finalidade do Encontro foi apresentar as perspectivas da Coordenação Estadual de Saúde Bucal até 2022, debater sobre a Política Estadual de Saúde Bucal, expor ações realizadas em todo o Pará e ouvir as demandas dos coordenadores e secretários municipais de Saúde. No estande da Sespa também foi disponibilizado atendimento individualizado aos coordenadores municipais.

Premiação - A Sespa lançou no Encontro o Prêmio “Experiências Exitosas em Saúde Bucal 2019”, destinado ao município que relatar boa experiência, mantendo a responsabilidade na gestão de Saúde Bucal, com coordenador de Saúde Bucal instituído; tiver o mínimo de 35% de cobertura; que não tenha ESB suspensa ou descredenciada em 2019, e que consiga alcançar a meta de 1% de escovação supervisionada. “Premiamos o município de Rio Maria (no sul do Estado) com mil kits de higiene bucal, porque alcançou em setembro de 2019, 3,85% de média de indicador”, informou Alessandra Amaral.

A coordenadora informou ainda as perspectivas para os próximos anos. “Pretendemos fortalecer os Centros Regionais de Saúde; fortalecer os sistemas de informação; inserir a Saúde Bucal em todos os programas, coordenações e eventos; expandir e qualificar os Centros de Especialidades Odontológicas; ampliar a Odontologia Hospitalar em unidades da rede pública; ampliar o atendimento de Pacientes com Deficiência (PcD) nos hospitais estaduais; regulamentar a Rede de Atenção ao Fissurado Labiopalatal; implantar o Projeto Saúde Bucal do Futuro, com ações voltadas para bebês; ampliar o número de equipes de Saúde Bucal na ESF; criar a Saúde Bucal Itinerante em apoio aos municípios, e implementar a doação de kits de higiene bucal aos municípios producentes, além de muitas outras ações”, adiantou.