Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FÉ E CULTURA

Estado devolve a Bragança o mirante e a imagem de São Benedito

Apenas sete meses após o desabamento da imagem antiga, o monumento é entregue aos devotos na abertura da festividade que culmina com a Marujada

Por Barbara Brilhante (PGE)
18/12/2019 23h51

Com mais de 16 metros de altura, a nova imagem volta a abençoar Bragança do alto do miranteSímbolo da religiosidade e da cultura do município de Bragança, no nordeste paraense, o monumento a São Benedito, santo padroeiro dos bragantinos, foi devolvido à população pelo governo do Estado na noite desta quarta-feira (18), na programação de abertura da Festividade de São Benedito, que culmina com a Marujada. A estátua antiga do santo desabou do mirante em maio deste ano, e foi rapidamente reconstruída, graças à cooperação técnica entre as secretarias de Estado de Cultura (Secult) e de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop).A secretária de Cultura, Ursula Vidal (c), com um grupo de marujas

A nova imagem tem as mesmas dimensões da anterior - 16,5 metros de altura e 4 m de diâmetro -, e retrata o projeto do artesão Valdeci dos Santos, vencedor do Concurso São Benedito de Arte Popular, promovido pelo governo estadual. A escolha dos projetos foi feita pela população de Bragança, por meio de votação em urnas eletrônicas, cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). As obras de revitalização do mirante e reconstrução da imagem começaram em setembro.

Helder Barbalho afirmou que a obra devolve a Bragança um componente muito particular de cultura, turismo e beleza"Fomos muito ágeis na construção desta imagem, que foi desenvolvida a partir da escolha da população. Esta obra devolve para Bragança um componente muito particular de cultura, turismo e beleza. Um ponto de encontro de tudo que compõe esta cidade", ressaltou o governador Helder Barbalho, na solenidade.

O governador Helder Barbalho recebeu uma réplica da imagem de São Benedito do artesão Valdeci dos Santos (d)Escolha popular - O concurso foi realizado durante o mês de julho. A devolução de um dos maiores símbolos de devoção dos bragantinos ocorre sete meses após o desabamento. "Esta foi uma promessa do governador, no sentido de construir uma nova imagem o quanto antes. Trabalhamos durante três meses para devolvermos este espaço de grande representatividade à população. Estamos presentes desde maio no local, e temos a alegria de, hoje, finalizar o projeto", informou Ruy Cabral, titular da Sedop.

A obra é resultado de um investimento de R$ 870 mil, e inclui a construção da imagem e a revitalização total do Mirante de São Benedito, localizado na Vila de Camutá. O Mirante ganhou novas lixeiras e iluminação, além de pintura nas cores azul e branca, as mesmas da Paróquia de São Benedito, localizada no centro da sede municipal.Ruy Cabral, titular da Sedop, destacou a celeridade com que o monumento foi reconstruído

"Desde o momento em que a imagem antiga desabou, começamos a trabalhar para devolver à cidade, o quanto antes, este símbolo de fé. Sabemos que as festividades são sempre muito agregadas à economia positiva. Além de um símbolo importante, estamos potencializando a economia desta Vila de Camutá, e de Bragança como um todo", ressaltou a secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal.

Helder Barbalho acompanhado das marujas, trajando as roupas tradicionais da FestividadeDevoção - Morador da Vila de Camutá há mais de 50 anos, o produtor de farinha Benedito Padilha (mais conhecido por ‘Seu Padilha’), segue a tradição da família ao oferecer, sempre nos primeiros dias da Festividade, comida gratuita aos fiéis que visitam a imagem do “Santo Preto” dos bragantinos. "Eu nasci com um problema de saúde, e a minha mãe pediu a São Benedito que eu me recuperasse. Hoje eu estou aqui, contando essa história. Tudo que eu tenho, devo a Ele", disse Benedito Padilha.

Outro morador da vila e devoto do padroeiro, o servidor público Adison Lucas define o monumento como representante da crença da população. “O município só tem a ganhar, porque o Mirante é um dos nossos principais pontos turísticos", acrescentou.O servidor público Adison Lucas ressaltou a importância turística e religiosa do monumento

Realizada há 221 anos, a Festividade de São Benedito começa com a Alvorada, no dia 18 de dezembro, e é encerrada no dia 26, com a tradicional Marujada, um dos eventos mais representativos da cultura paraense.

A solenidade de inauguração da nova imagem de São Benedito contou ainda com as participações do prefeito de Tracuateua, Tamaris Cavalcanti, e de vereadores dos municípios de Bragança, Tracuateua e Augusto Corrêa.