Carimbó abre festejos de aniversário da Estação das Docas, nesta sexta (10)
Programação de aniversário de 24 anos do complexo começa com apresentação do grupo de carimbó Galo Duro a partir de 18h30
A programação do aniversário de 24 anos da Estação das Docas terá abertura nesta sexta-feira, 10, com uma apresentação especial do Projeto Pôr do Som, em parceria com a Fundação Carlos Gomes. No comando da roda de carimbó estará o Grupo Galo Duro, que trará muita música regional para a orla do complexo, a partir das 18h30.
Durante 3 dias, a Estação das Docas estará em clima de festa para celebrar os 24 anos de funcionamento. De 10 a 12 de maio, atrações regionais farão apresentações gratuitas no complexo, e, para abrir as comemorações, o grupo ‘Carimbó Galo Duro’, vinculado à Coordenadoria de Pesquisa e Extensão do Instituto Estadual Carlos Gomes, levará toda a alegria dos ritmos regionais ao público. O show será na orla, entre os armazéns 1 e 2.
Com o apoio da Fundação Carlos Gomes, o Projeto de Extensão Carimbó Galo Duro foi fundado em janeiro de 2023, e surgiu a partir da necessidade de um grupo artístico para realizar apresentações na capital paraense. O grupo é formado por professores e técnicos e tem como objetivo promover o carimbó e estimular a aprendizagem da linguagem musical característica desse ritmo.
Por meio de leituras, pesquisas sobre mestres e mestras, além da troca de experiências em torno deste ritmo musical, bem como da investigação do carimbó por meio dos vários elementos constituintes do ritmo como o estilo composicional, a forma, os padrões harmônicos e melódicos, entre outros, o grupo já compôs três canções próprias e o objetivo é ampliar o repertório autoral a partir das atividades desenvolvidas pelo grupo em sala de aula, e, com isso, manter a tradição desses ritmos na região.
“Estamos com a expectativa muito boa para a apresentar pela primeira vez na Estação das Docas, ainda mais para comemorar os 24 desse complexo que é tão querido pelo povo da nossa cidade e onde a cultura regional é tão marcante nas programações e projetos. Iremos apresentar o nosso repertório com músicas autorais do grupo, que foram criadas a partir da vivência do carimbó no Instituto Estadual Carlos Gomes, além de clássicos dos Mestres que todo mundo ama. O público irá conhecer a qualidade do Projeto de Extensão Galo Duro, que valoriza as raízes da nossa cultura musical dentro da instituição”, ressaltou o técnico do Instituto Estadual Carlos Gomes e coordenador do projeto de Extensão Carimbó Galo Duro, Ricardo Aquino.
A programação é uma promoção do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo e realização da Organização Social Pará 2000, que administra a Estação das Docas. “Estamos muito felizes com essa parceria da Organização Social Pará 2000, com a Fundação Carlos Gomes, utilizando o espaço da Estação das Docas. Esperamos realizar outras ações em conjunto, para levar ao público música de qualidade, mostrando os talentos locais, nesta vitrine que tem uma orla maravilhosa, que é a Estação”, declara Fernanda Scaramuzzini, coordenadora de Marketing, Comunicação e Cultura da OS.
Serviço
Programação 24 anos da Estação das Docas
Pôr do Som – Grupo Galo Duro
Data: 10 de maio de 2024, às 18h30
Local: Orla, entre os armazéns 1 e 2
A programação de 24 anos da Estação das Docas continua nos dias 11 e 12. Veja:
11/05 (Sábado)
17h às 19h30 - Grupo Pagode das Meninas, na orla entre Armazéns 1 e 2.
19h30 às 22h - Trilha da Serra, na orla entre Armazéns 1 e 2.
12/05 (domingo)
12h às 13h - Apresentações de sax com Daniel Serrão e David de Oliveira, nos palcos deslizantes.
13h às 15h – Apresentações de voz e violão com músicos paraenses, nos palcos deslizantes.
17h às 18h - Cortejo Boi Veludinho, na orla entre Armazéns 1 e 2.
17h às 19h - Oficina para as crianças produzirem brindes para as mães com o Clube da Animação, na orla entre Armazéns 1 e 2.
19h às 21h – Show Maria Lu e Banda, na orla entre armazéns 1 e 2.
Texto: Beatriz Santos - Ascom/OS Pará 2000