Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PREMIAÇÃO

Combate à tuberculose é tema de concurso entre internos

O concurso de cartazes em alusão ao dia "D" de Combate à Tuberculose é realizado por meio das diretorias de Assistência Biopsicossocial (DAB) e Reinserção Social (DRS).

Por Vanessa Van Rooijen (SEAP)
16/12/2019 17h53

Os internos vencedores do concurso de cartazes em alusão ao dia "D" de Combate à Tuberculose, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) em parceria com a FioCruz e a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), foram premiados nesta segunda-feira (16), na Escola de Administração Penitenciária (EAP), em Belém.
 
Sete internos foram premiados. Eles receberão cestas básicas para serem entregues ás famílias. Os vencedores deste ano foram José Rafael Almeida da Silva, do Centro de Recuperação Regional de Abaetetuba (CRRAB); Fábio Roberto Ribeiro Sena, do Centro de Recuperação Penitenciário do Pará III (CRPP III); Robson Leandro, da Central de Triagem da Marambaia (CTMAB); Gledson da Silva Corrêa, do Centro de Recuperação Regional de Salinas (CRRSAL); Clodoaldo Marques, da Central de Triagem Metropolitana IV (CTM IV); André Luiz Pantoja Magno, da Cadeia Pública de Jovens e Adultos (CPJA).
 
A programação foi instituída desde 2016 e visa o tratamento, combate e prevenção da tuberculose dos internos em unidades penais do Estado. 
 
Este ano a programação também contou com a participação da Força-tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP) e do projeto Prisões Livres de Tuberculose, do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde e Fundação Fio Cruz. “Esse concurso trouxe um gás para a gente dar andamento em toda a programação do projeto. Ver isso aqui é gratificante para nós porque ao longo de um ano a gente tem desenvolvido esse trabalho com os internos e a gente tem tentado passar o conhecimento quebrando estigmas e mitos sobre a tuberculose”, comemorou Vanessa Mota, representante do Prisões Livres de Tuberculose.
 
Os trabalhos são compostos por desenhos e textos informativos com ênfase na prevenção, contágio e tratamento da tuberculose. Segundo a diretora de Assistência Biopsicossocial (DAB), Ana Paula Frias, a ação concretiza o trabalho de saúde realizado durante o ano. “Essa ação e essa data concretizam todo um trabalho que é feito continuamente de combate à tuberculose. Sensibilizando e chamando os internos para a importância do tratamento dessa doença, a gente consegue que eles vejam a importância do tratamento que é longo e difícil. Esse ano os internos que participaram estavam envolvidos com a importância do tratamento da TB, eles estavam conscientes”, afirmou.
 
Ainda segundo ela, os internos entregaram trabalhos conscientes e comprometidos, principalmente com o tratamento da doença. “Palestras foram feitas através da equipe técnica de saúde antes deles fazerem esses cartazes. Por isso, surgiram esses cartazes tão bonitos, tão emblemáticos e comprometidos. Percebemos que houve um comprometimento com aquilo que eles expressaram nos cartazes”, afirmou a diretora.
 
Para o representante do Programa Estadual de Controle da Tuberculose da Sespa, Cleison Martins, ações como essa valorizam o tratamento e a prevenção tanto da tuberculose quanto de outras doenças. “Isso é muito importante. A gente acredita que valoriza a prevenção e divulga o combate à tuberculose dentro do sistema, principalmente para as pessoas que dificilmente têm acesso a informação. Esse se torna mais um instrumento de comunicação, de mobilização e de sensibilização para o tratamento e para a prevenção. Toda a atividade que possibilita esse acesso ao combate à tuberculose a aos outros agraves tem que ser valorizada. A SEAP está de parabéns por mais um ano dessa atividade”, destacou. 
 
Por Fernanda Cavalcante.