Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESENVOLVIMENTO

Projeto do Governo do Estado busca impulsionar geração de emprego e renda nos municípios

JUCEPA, SEBRAE, SEASTER, SEPLAN, FAMEP e OCB/SESCOOP, Prefeitura Municipal de Santarém e Centro Regional de Governo do Baixo Amazonas são parceiros do projeto.

Por Ronilma Santos (SRGBA)
26/11/2019 18h01


Foto: Divulgação

Em parceria com Banpará, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (SEDEME) realizou nesta terça-feira (26), em Santarém, no auditório do Centro de Regional de Governo do Oeste do Pará, o evento de apresentação do projeto “Parcerias pelo Pará: agenda do desenvolvimento, emprego e renda”.

A programação teve início às 8:00 horas e se estendeu até às 19:00 horas, com palestras ministradas por representantes de órgãos parceiros ligados à temática do desenvolvimento municipal alicerçado a um ambiente de negócio que impulsione a geração de emprego e renda.

É uma oportunidade que o Estado tem de estar em contato com as regiões, levando conhecimentos importantes. “O Estado se propõe a descer as regiões para levar informações, acesso à credito para quem precisa com o intuito de gerar emprego e renda; o portifólio de serviços que o Estado tem é muito grande e ainda carece de conhecimento, principalmente do gestores e da cadeia produtiva”, disse o Coordenador da SEDEME, Francisco Pantoja.

Na ocasião foram ministradas diversas palestras, as quais deram subsídio para o entendimento de como os produtores podem investir em seus negócios. “O evento oferece informações sobre o incentivo financeiro, mediante o crédito fomentado pelo Banpará e FINEP, disponibilizando crédito para micro, pequenas e médias empresas da região do Baixo Amazonas”, explicou o Direto  de Crédito da SEDEME, Mauro Barbalho.

Para o Secretário de Governo, Henderson Pinto, o programa, como ação do Governo do Estado, está de parabéns, pois ajuda os municípios no que tange o desenvolvimento, integrando órgãos do serviço público e iniciativa privada, com foco na geração de emprego e renda.

“É fundamental essa parceria, trabalhando na capacitação das equipes técnicas dos diversos projetos dos municípios e valorizando suas vocações econômicas e de cada região”, afirmou Henderson Pinto.

Foto: Divulgação

Uma das palestras, tratou sobre as Ferramentas de Gestão para Municípios, que são mecanismos disponibilizados, de forma gratuita, para todos os municípios do Estado do Pará que estão filiados à Federação das Associações do Municípios do Estado do Pará (FAMEP). Nesse contexto, foram apresentas “ferramentas de compras, arrecadação, captação de recursos e criação do escritório de projeto regional a nível estadual”, pontuou o Assessor Técnico da FAMEP, Fabiano Cardoso.

O projeto se configura como uma importante iniciativa do Governo do Estado, pois integra regiões e traz mecanismos necessários para a manutenção do setor produtivo. “Achei muito importante esse projeto pelo fato de sentir que o governo do Estado se colocou à disposição de lutar pela nossa região, e com o projeto de o governo de aproximar, será muito bom para todos”, disse participante, o Vereador João Branco, do município de Monte Alegre.

Durante o evento, o representante do Banpará explicou como ter acesso as linhas de crédito, oferecidas pelo banco.

“Nós viemos com parceria, principalmente com a Sedeme que vem capitaniando o projeto Parcerias pelo Pará e a gente vem oferecer nossas linhas de crédito, ofecerecer os nossos serviços, trazer a informação de como o banco vem avançando , principalmente no que condiz ao desenvolvimento do Estado.” Explicou Felipe Ribeiro – Gerente de Negócios de fomento Banpará.

Foto: Divulgação

Ao percorrer 12 regiões de integração, o projeto propõe a promoção e integração de ações de desenvolvimento do Estado através da união de esforços entre municípios, iniciativa privada e entidades de classes representativas dos setores produtivos locais. Tem como parceiros o seguintes órgãos: JUCEPA, SEBRAE, SEASTER, SEPLAN, FAMEP e OCB/SESCOOP, Prefeitura Municipal de Santarém e Centro Regional de Governo do Baixo Amazonas.