Bairros do Guamá e Jurunas não registram homicídios no período de 1º a 30 de outubro
Populações de bairros que já foram marcados pela criminalidade e total ausência de segurança pública vivem, atualmente, uma nova realidade. Após a massificação do policiamento a partir das ações integradas do Programa de Estado Territórios Pela Paz (TerPaz), coordenado pela Secretaria de Articulação e Cidadania (Seac), a violência teve uma queda significativa. Os bairros do Guamá e Jurunas não registraram homicídios, no período de 1º a 30 de outubro.
Dados da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) apontam ainda a redução de 30% nos casos de roubos no Jurunas e 11% no Guamá. Os resultados demostram o êxito do trabalho de policiamento, investigação e prevenção que vem sendo realizado desde o início do ano nessas áreas da cidade, com reforço das ações do Terpaz. O programa chegou ao bairro do Guamá no último dia 23 de setembro, e no Jurunas, no último dia 16.
Dado acumulado – Ao comparar o período de 1º de janeiro a 30 de outubro, dos anos de 2018 e 2019, o número de homicídios no Guamá caiu 25%; o de latrocínio, 100%, e de roubos, 26%. Já no bairro do Jurunas, as reduções foram de 63%, 100% e 35% nos registros de homicídio, latrocínio e roubos, respectivamente.
O TerPaz é dividido em dois eixos: segurança pública e ações sociais, reunindo ações de diversas secretarias. O programa tem um leque com mais de 200 ações, nas áreas de saúde, educação, lazer e capacitação.
Em todos os sete bairros contemplados pelas ações do Terpaz - Cabanagem, Benguí, Guamá e Jurunas, em Belém; Icuí, em Ananindeua, e Nova União, em Marituba -, as forças de segurança atuaram na primeira fase, correspondente ao choque operacional, prevista no eixo de segurança pública. "Nós percebemos onde havia uma maior incidência da violência e elencamos os sete bairros para a instalação do TerPaz. Hoje, é possível perceber os benefícios que as ações de segurança, cidadania, entre tantas outras, trouxeram e são importantes para que os bairros possam permanecer com os baixos índices de criminalidade. Nós avaliamos positivamente as reduções e continuaremos no intuito de reduzir sempre, e cada vez mais, a violência, e proporcionar uma sociedade de paz”, disse o secretário Ualame Machado, titular da Segup.