Boneco terapêutico auxilia no tratamento de crianças no Metropolitano
“Ver o sorriso no rosto do meu filho é algo que não tem preço. Hoje foi a primeira vez que ele desceu do setor hospitalar para vir dar um passeio aqui em baixo e fomos surpreendidos com essa programação tão bacana que o hospital fez para as crianças que estão aqui”. O depoimento emocionado é de Geovana Silva, mãe de Luciano, de 11 anos, que está há 45 dias internado no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), e nesta quinta-feira, 20, participou de um momento importante: o lançamento da primeira "Ação do Bem", projeto que prevê a assistência e tratamento humanizado a todos os pacientes do hospital.
A primeira atividade beneficiou diretamente as crianças internadas nas áreas de traumatologia e de queimados, com a entrega para cada uma delas de um boneco, que chega para ser uma espécie de “companheiro” para os pequenos.
Idealizado pelo diretor de apoio do HMUE, Benjamin Ferreira Neto, o boneco, batizado de “Amiguinho do Metropolitano”, surgiu de um modelo terapêutico de tratamento para crianças. “Por entendermos que o ambiente de hospital naturalmente não é muito agradável, ainda mais para crianças que têm um dia a dia agitado, sabemos que aqui elas ficam reprimidas, tristes, por isso criamos o amiguinho, para que ele sirva de auxílio, um companheiro de valor sentimental que chega para ajudar no tratamento de cada um deles”, explicou.
Idealizado ainda em meados de 2016, para se tornar realidade, foram necessárias várias reuniões com diversas equipes até a culminância, com a entrega do presente junto com a realização de uma manhã divertida com palhaços, bonecos e um lanche farto no hall da unidade.
“Foi durante uma reunião com a equipe da lavanderia e da costura que pensamos no boneco para servir de companhia e apoio parar essas crianças. Fizemos vários até chegar ao boneco ideal, que foi entregue para as crianças, todo produzido com materiais do próprio hospital, totalmente sem custo, já que utiliza sobras de manto cirúrgico e enchimento de colchão casca de ovo, que traz maciez e conforto para as crianças, muito utilizado por aqui”, explicou o diretor do HMUE.
Outra mãe, bastante emocionada, também aprovou a ideia. “Somos todos muito bem tratados aqui, estou há seis dias com a minha filha internada após ela sofrer um acidente de moto em Santa Bárbara. Hoje foi a primeira vez que ela sorriu, isso me deixa muito feliz e aliviada”, relatou Josane Bastos Pontes, mãe de Mayara Vitória, de 3 anos, que teve boa parte do corpo queimado após a explosão do tanque de combustível de uma moto perto dela.
A funcionária da área de costura do Hospital, Socorro Raiol, há um ano e meio no Metropolitano, foi homenageada junto com outros que participaram do projeto, ajudando na confecção dos bonecos. “Fico muito feliz e satisfeita por fazer parte disso. Ver o sorriso no rosto dessas crianças é gratificante”, comentou.
O diretor geral do Hospital Metropolitano, Dr. Rogério Kuntz, festejou os 5 anos da Pró-Saúde à frente da gerência do HMUE, e exaltou as Ações do Bem iniciadas com a entrega do “Amiguinho do Metropolitano”. “Temos certeza que vai ajudar no tratamento dessas crianças, o boneco chega para amenizar a dor e será entregue a todas que já estão conosco e as que vierem a ser internadas também”, finalizou o médico.