Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
GOVERNO

Estado entrega Parque Olímpico Mangueirão e amplia oferta de esporte e lazer à população

Novo equipamento público foi projetado para atender crianças, jovens e adultos, incentivando a prática esportiva como instrumento de promoção da saúde

Por Jessé Lima Melo (SEEL)
13/01/2026 12h27
Governador e comitiva na manhã desta terça-feira (13) na entrega do novo mais complexo de esporte e lazer de Belém

Com roda de capoeira, aulão de dança, partidas de basquetebol, voleibol, futebol de areia e a presença de milhares de pessoas, o Governo do Pará entregou, na manhã desta terça-feira (13), o mais novo espaço de esporte e lazer destinado à população paraense: o Parque Olímpico Mangueirão. O equipamento foi entregue por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel).
 
O Parque Olímpico Mangueirão está localizado entre o Estádio Olímpico do Pará – Jornalista Edgar Proença (Novo Mangueirão) e a Arena Guilherme Paraense (Mangueirinho), com acesso pela Transmangueirão, em Belém, integrando um dos maiores complexos esportivos da Região Norte. 

Participaram da solenidade de entrega o governador do Estado, Helder Barbalho; a vice-governadora, Hana Ghassan; o prefeito de Belém, Igor Normando; o secretário de Estado de Esporte e Lazer (Seel), e vice-prefeito de Belém, Cássio Andrade; o deputado estadual Chicão; entre outras autoridades.
 
A população participou da programação gratuita de abertura, realizada das 9h às 11h, com partidas de vôlei, aulões de Fit Dance e Pilates, demonstrações de ginástica rítmica e artística, apresentação de capoeira, futebol de areia.

Governador Helder Barbalho até experimentou o jogo de capoeira junto a profissionais

A programação teve ainda atividades recreativas para crianças com deficiência atendidas pelo programa Parádesporto, treino funcional, aulão de jiu-jitsu, taekwondo, basquete, travinha e o evento GeekParque, com atividades como queimada e cabo de guerra. Todas as ações tiveram orientação de monitores e professores de educação física.
 
Durante a cerimônia, o governador Helder Barbalho ressaltou a importância do novo espaço para o desenvolvimento social e esportivo da população. “A entrega deste complexo esportivo, que se soma a equipamentos como o Mangueirão e o Ginásio Mangueirinho, coloca o Estado do Pará na rota dos grandes eventos esportivos do Brasil e do mundo".

Complexo disponibiliza diversas instalações para a prática de atividades esportivas, incluindo atividades com crianças

"Hoje, compondo as entregas pelos 410 anos de Belém, estamos valorizando a prática esportiva, a descoberta de talentos e o fortalecimento do esporte amador, além de projetos sociais que promovem a inclusão de crianças, jovens e adultos”, destacou o governador.
 
Helder Barbalho anunciou, também, a construção do primeiro ginásio paralímpico do Pará e da Região Norte. “A Seel apresentou um edital de licitação para que nós possamos fazer a contratação, nos próximos dias, de um novo ginásio poliesportivo que irá compor o complexo do Mangueirão. Será um espaço adaptado e especializado para práticas esportivas de pessoas com deficiência, o primeiro do tipo no estado do Pará. Em breve, iniciaremos as obras”, afirmou o governador.

Vice-governadora, Hana Ghassan, participou da entrega do novo equipamento: "Um espaço que agrega valor à nossa cidade".

A vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, destacou a importância da entrega de novos espaços públicos voltados ao esporte, à convivência social e à inclusão, durante a comemoração dos 410 anos de Belém. Ela informou que os investimentos reforçam o compromisso do governo com a qualidade de vida da população e com o desenvolvimento de uma cidade mais inclusiva.
 
“Um espaço de lazer para as famílias, um espaço que agrega valor à nossa cidade. Nós somos um povo que valoriza os grandes eventos, especialmente quando atividades culturais acontecem. Agora, temos uma boa estrutura para a prática de esportes, para que a população possa utilizar continuamente esse espaço, seja para lazer ou convivência", afirmou Hana Ghassan.

"Mas o mais importante é a prática esportiva, não apenas para a saúde, mas também para a socialização. É muito bom estarmos comemorando os 410 anos de Belém entregando mais um espaço que agrega valor à nossa cidade. Da mesma forma que entregamos uma obra, já iniciamos outra igualmente importante, para que possamos ter uma cidade cada vez mais inclusiva. Este é um espaço dedicado às pessoas com necessidades especiais, o que reforça a importância de valorizar a inclusão", observou Hana Ghassan.
 

O novo equipamento público foi projetado para atender crianças, jovens e adultos, incentivando a prática esportiva como instrumento de promoção da saúde, do lazer e, sobretudo, de transformação social.
 

O atleta de basquetebol Flávio Lott, de 22 anos, destacou a importância do espaço para o desenvolvimento do esporte no Estado. “É realmente sensacional, principalmente por ser um espaço público. Vai englobar diversas modalidades e dar oportunidade para a molecada que está começando a vida de atleta desenvolver tanto a parte acadêmica quanto a esportiva. É um espaço que precisa ser aproveitado”, afirmou.
 

O coordenador do projeto Estrelas do Amanhã, de futebol, no bairro do Bengui, Dilson Tavares, ressaltou: “Esse espaço é essencial para quem trabalha com crianças. Precisávamos de um local adequado como esse para treinar os meninos, e esse ambiente vai proporcionar momentos de lazer, convivência e desenvolvimento”.

O secretário de Estado de Esporte e Lazer, Cássio Andrade, reforçou o papel social do novo equipamento. “Esse espaço foi pensado para atender projetos sociais que transformam vidas por meio do esporte. O Parque Olímpico Mangueirão é um ambiente democrático e inclusivo, onde crianças e jovens terão acesso a uma estrutura de qualidade para sonhar, treinar e construir um futuro melhor”, destacou o secretário.
 

Estrutura moderna e inclusiva
 
O Parque Olímpico Mangueirão conta com ampla e diversificada estrutura, composta por duas quadras poliesportivas, dois campos de areia, duas arquibancadas, dois quiosques, três banheiros (masculino, feminino e adaptado para pessoas com deficiência – PCD), três vestiários (masculino, feminino e PCD), academia ao ar livre, skate park, espaço para caminhada, bebedouro, três chuveiros externos, pintura de brincadeiras pedagógicas no piso, palco multiuso, além de sistema de drenagem, pavimentação asfáltica de acesso, iluminação pública e cercamento com monitoramento, garantindo segurança e acessibilidade aos usuários.
 

Heitor Lima e Paulo Reinaldo estrearam a área de quadras já nesta terça-feira (13)

Obra e integração ao complexo do Mangueirão
A obra foi executada pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) em uma área de aproximadamente 121 mil metros quadrados, ampliando as opções de lazer e convivência integradas ao complexo esportivo do Novo Mangueirão. Os serviços incluem ainda os estacionamentos G, H e I, fortalecendo a infraestrutura da mais nova praça esportiva do Pará.
 

“Junto com a Seel, a Seop entrega mais um equipamento público que vai beneficiar a comunidade da capital Belém em torno do esporte e do lazer. Temos campos com tamanho oficial, quadras poliesportivas, arquibancadas, banheiros e academia ao ar livre, uma infraestrutura completa para receber não apenas os esportistas, mas toda a família”, destacou o secretário de Obras Públicas, Ruy Cabral.
 
O novo espaço integra o complexo do Mangueirão e representa mais um avanço do Governo do Pará na promoção do esporte, do lazer e da inclusão social em Belém e em todo o Estado.