Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
VERÃO 2017

Trabalho educativo do Detran é intensificado no mês de julho

Por Redação - Agência PA (SECOM)
23/07/2017 00h00

As ações educativas realizadas pelo Departamento de Trânsito do Estado no distrito de Mosqueiro, nordeste do Estado, têm tido destaque durante a operação Verão Seguro 2017. As ações, divididas entre a praça matriz, a barreira da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e a orla estão garantindo a adultos e crianças a orientação necessária para que todos possam também fazer sua parte na construção de um trânsito mais seguro.

A equipe é composta por nove agentes que atuam em parceria com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) e Prefeitura de Belém. Durante a blitz, os agentes conversam com uma média de mil condutores por dia, além de realizar a entrega de material educativo sobre os cuidados que eles precisam ter nas vias.

Também em parceria com a Semob realizam ação educativa nos sinais de trânsito. Para as crianças, público fundamental das ações, é montada na praça matriz uma estrutura com pintura, oficinas, jogos educativos e orientações para que os pequenos possam aprender desde cedo a importância de boas práticas no trânsito.

O casal Rivone e Reivaldo Alves levou a filha, a pequena Maria Rebeca, de 5 anos, para as atividades de pintura que o órgão proporciona. A família é frequentadora assídua da ilha e pelo primeiro ano tem contato com o trabalho. “Considero o trabalho de suma importância porque as crianças de hoje são os futuros condutores e a educação precisa partir desde o início, tanto quanto pedestres que já são, como na condução”, afirma Reivaldo.

Quando indagados sobre os exemplos no trânsito para a filha e os cuidados, Rivone é categórica: “Sempre seguimos as regras, inclusive com relação ao uso da cadeirinha e do cinto de segurança, além de ensinar a ela sobre os sinais de trânsito, que ela já conhece”.

A coordenadora das ações no distrito, Maria Inês Lopes, aponta que a equipe conseguiu perceber um avanço no comportamento dos motoristas este ano em relação ao ano passado. “O transporte irregular de animais até o ano passado era a infração mais observada e pudemos perceber claramente a diminuição desta prática na estrada, o que nos deixa felizes”, aponta.