Sefa adere ao Programa de Fortalecimento de Corregedorias
O Corregedor Geral da CGU, Gilberto Waller Junior, participou do evento e fez palestra sobre o Programa de Fortalecimento de Ouvidorias e o novo código de Processo Administrativo Disciplinar. A Secretaria da Fazenda do Pará (Sefa) assinou, nesta quarta-feira (04), um termo de adesão ao Programa de Fortalecimento de Corregedorias (Procor), da Corregedoria Geral da União (CGU). O Procor auxilia os órgãos federais, estaduais e municipais na execução de atividades correcionais e ações de capacitação. O Termo foi assinado pelo secretário da Fazenda, René Sousa Júnior, e pelo corregedor da CGU, Gilberto Waller Junior.
Para o secretário René Sousa, a participação da Sefa no Procor será importante para ampliar a atuação da Corregedoria Fazendária e também trocar conhecimentos com a União e as corregedorias de outros estados.
Atuação conjunta - O Corregedor Geral da CGU, Gilberto Waller Junior, participou do evento e fez palestra sobre o Programa de Fortalecimento de Ouvidorias e o novo código de Processo Administrativo Disciplinar. O Procor foi instituído pela Portaria nº 1.000/2019 e funciona como uma rede de apoio, buscando aprimorar e fortalecer os mecanismos de controle interno das instituições públicas, auxiliando na execução das atividades correcionais.
As instituições que participam do Procor recebem cursos e treinamentos na área, além de material de orientação.As instituições que participam do Procor recebem cursos e treinamentos na área, além de material de orientação. Também farão parte da Rede de Corregedorias, que integra informações e define estratégias conjuntas de atuação.
O Procor integra e aprimora as atividades correcionais; aperfeiçoa a gestão de processos; busca o desenvolvimento de novas tecnologias e soluções inovadoras para aperfeiçoar as apurações correcionais e o intercâmbio de informações e de experiências entre as corregedorias.
Participaram da mesa de abertura do evento o procurador-geral do Estado, Ricardo Sefer; o subcorregedor-geral do Ministério Público do Pará, Manoel Santino Júnior; Ilton Giussepp da Rocha Lopes da Silva, auditor geral do Estado; Arthur Houat Nery de Souza, ouvidor geral do Estado; Lorena Morbach Paredes, superintendente substituta da CGU Pará e Maria José Andrade, corregedora da Sefa. As instituições que participam do Procor recebem cursos e treinamentos na área, além de material de orientação.