Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RECÉM-NASCIDO

Santa Casa capacita novos profissionais no Método Canguru no Pará

Por Helder Ribeiro (SANTA CASA)
30/08/2019 14h42

Técnica de atenção ao bebê de baixo peso e prematuros é fundamentado no contato pele a pele entre mãe, pai e criançaA Santa Casa do Pará encerrou, nesta sexta-feira (30), o curso sobre o Método Canguru, que teve duração de três dias e capacitou profissionais do hospital e de outras maternidades, trabalhando o desenvolvimento físico e emocional dos recém-nascidos. O método é uma técnica de atenção ao bebê de baixo peso e prematuros, fundamentado no contato pele a pele entre mãe, pai e criança, assim como nos cuidados com a alimentação, estimulo e proteção.

A pediatra neonatologista Vilma Hutim foi a facilitadora da capacitação e explicou que o curso é uma educação permanente que, além de treinar os profissionais da Fundação Santa Casa, também ensinou funcionários de outras maternidades, como Beneficente Portuguesa e Materno Infantil de Barcarena.

“Desde 2013, o Ministério da Saúde certificou a Santa Casa do Pará como referência na capacitação de profissionais de saúde de todo o Estado no Método Canguru. E o objetivo do curso é justamente sensibilizar a equipe multiprofissional para, no dia a dia, cuidar desse recém-nascido de maneira humanizada, garantindo um cuidado que não cause dor, estresse e desconforto, e proporcionando uma recuperação mais rápida”, detalhou.

Profissionais da própria Santa Casa e de outras maternidades, como Beneficente Portuguesa e de Barcarena, foram treinadasSegundo a médica, após a alta, o bebê é acompanhado até alcançar 2,5kg de peso e depois ele fica vinculado à rede de proteção, para ser atendido de acordo com o protocolo de cada município. “E como a Santa Casa é a referencia estadual nesse modelo de cuidado, temos uma agenda anual com cursos de 24 horas, sendo que realizamos duas oficinas no primeiro semestre e duas no segundo”, destacou Hutim.

A residente de enfermagem Anna Thalita Cardoso achou a didática do curso bem dinâmica e interessante. “Tudo que está sendo ensinado vamos utilizar em nossas praticas diárias”, ressaltou a estudante. “É muito importante saber lidar de forma adequada com os familiares e com os recém-nascidos”.

As etapas definidas no manual técnico do Método Canguru, disponibilizado pelo Ministério da Saúde são:

1ª Etapa: começa no pré-natal, seguido de internação do recém-nascido de baixo peso na Unidade Neonatal (Unidade de Tratamento Intensivo - UTI neonatal e Unidade de Cuidados Intermediários)

2ª Etapa: o bebê tem sua permanência contínua com a mãe na Enfermaria Canguru, de modo que os cuidados com o recém-nascido tenham maior participação materna

3ª Etapa: se inicia com a alta hospitalar, e exige acompanhamento ambulatorial criterioso do bebê e de sua família. O Método Canguru, desde a primeira fase, é realizado por uma equipe multidisciplinar, capacitada na metodologia de atenção humanizada ao recém nascido de baixo peso.