Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Estudantes participam de Seminário de Ensino e Pesquisa da Santa Casa

Por Samuel Mota (SANTA CASA)
21/08/2019 14h03

Dezenas de estudantes lotaram o auditório da Fundação Santa Casa, nesta quarta-feira (21), para o V Seminário de Ensino e Pesquisa. Durante o evento foram repassadas informações de normas e rotinas adotadas no hospital, e entre as várias informações repassadas aos estudantes foram destacados: procedimentos de atuação para o respeito aos pacientes e segurança dos estudantes, com a aplicação de vários protocolos, como higienização das mãos, que é de responsabilidade de todos no ambiente hospitalar, o não uso de adornos (jóias, bijouterias, relógios) no hospital. Além do trabalho em diversos segmentos da Fundação.

Sílvia Nunes, gerente de pesquisa, diz que existe um fluxo muito grande de pesquisa, nos mais diversos níveis: graduação, mestrado, especialização, residência, doutorado. Dentro dessa estrutura complexa, a gerência tem projetos que não são financiados e projetos financiados com a parceria da Fapespa. “Esse projeto de gerenciamento acompanha a participação do estudante na instituição. A Santa Casa é um cenário ímpar, então é extremamente importante para o estudante que a Santa Casa esteja na vida, no cotidiano, na pesquisa e no ensino deles”, destaca Sílvia Nunes.  

Os estudantes também receberam informações de Cynara Melo, do Banco de Leite Humano, que falou da importância do trabalho para atender as crianças internadas no hospital. “O nosso principal objetivo em fornecer esse líquido precioso é o nosso prematuro. Temos aqui bebês de 500 gramas, abaixo de 30 semanas de vida. A medicina salva e a Santa Casa também com a ajuda das mães que doam seu leite", complementou Cynara.

A médica Vilma Hutim em sua palestra destacou o trabalho do Parapaz na Santa Casa como um atendimento diferenciado às vítimas de abuso sexual. Ela fez um apanhado geral sobre o atendimento que hoje ampliou sua área de atuação com a integração de vários setores do governo e da sociedade em geral.

A estudante colombiana Daniela Ortiz, do curso de enfermagem da Universidade Federal do Pará (Ufpa), disse que é interessante para a sua formação escolar e curricular estagiar em uma casa hospitalar, e as informações do seminário são importantes para aprofundar o campo do conhecimento.

Gabriel Cunha, estudante do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Estadual do Pará (Uepa) destaca que as palestras foram importantes por esclarecer dúvidas e trazer novas informações. “Estou no quarto semestre e a partir da próxima semana meu campo de estágio será a Santa Casa, espero absorver e contribuir com o hospital”.

Para Mario Antônio, estudante de enfermagem do Cesupa, o campo de estágio na Santa Casa é uma experiência única. “Já estagiei aqui anteriormente e foi aprendizado muito bom. Estou no quarto semestre e aqui a gente vem para a prática e isso é uma coisa positiva tanto para a gente como para os pacientes do hospital”.

Estágio de Graduação - Durante o seminário a gerente de Ensino Lindinalva Monte informou que são ofertadas 582 vagas para alunos de graduação de universidades públicas e privadas. Sendo que para este semestre deverão passar pelos 26 cenários de prática da Fundação Santa Casa, cerca de 750 alunos incluindo discentes do Pronatec, graduação, residentes de medicina e da residência multiprofissional.  

Lindinalva Monte disse que a Fundação Santa Casa é conveniada com a Seduc/Integrado, Universidade Estadual do Pará (Uepa), Universidade Federal do Pará (Ufpa), Unama, Cesupa, Unifamaz, Esamaz, Fibra e Cosmopolita.