Mangueirão recebe estreia do Brasileirão Feminino Sub-18
O Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão, em Belém, foi palco dos dois jogos de estreia do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino Sub-18 nesta terça-feira (9). À tarde, o Paysandu (PA) jogou com o Iranduba (AM) e, à noite, foi a vez do duelo entre Pinheirense (PA) e Vasco da Gama (RJ), pelo Grupo F. Mais de 20 clubes participam da competição, que tem final prevista para setembro.
No primeiro jogo, Julia, Thainara, Adyla, Amanda, Ana Paula, Thamires e Maria Vitória, do time amazonense sob o comando do técnico João Carlos da Silva, fizeram a goleada 9 x 0 em cima da equipe bicolor, comandado pela técnica Aline Cristine Rocha da Costa. No segundo, o Vasco, do técnico Antony Lima, venceu o Pinheirense, sob a batuta de Paulo Guilherme Silva, pelo placar de 7 x 0, com gols de Larissa, Jéssica, Gabrielly e Kaylane.
"Essa competição é muito importante para nós. Treinamos bastante e vamos mostrar o potencial do nosso futebol", disse Gabrielly, 16.
Segundo o coordenador do Futebol Feminino da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Romeu de Castro, a última competição feminina de base patrocinada pela instituição foi em 1997 e, com o avanço do futebol de mulheres pelo mundo, houve a necessidade de se realizar um evento deste porte.
"Já se passaram 22 anos desde a última competição feminina Sub-18 no país, então era necessário providenciar um evento nacional e este campeonato vem com a participação de 24 clubes representantes de todas as regiões do Brasil. O que mais importa é que esta é uma grande oportunidade dessas jogadoras serem vistas", enfatizou Romeu.
Para o diretor do Estádio Olímpico, Adélio Mendes, "o campeonato é um avanço importante para o futebol feminino no país e o fato de o Mangueirão sediar os jogos traz uma grande projeção para o espaço".