Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPERAÇÃO VERÃO

Ações integradas reforçam segurança nos destinos mais procurados em julho

Por Vanessa Van Rooijen (SEAP)
09/07/2019 00h48
Equipes das secretarias que compõem o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social (Sieds) executaram diversas ações na Operação Verão 2019, destinadas a garantir a segurança e o bem-estar dos veranistas em Salinópolis, no nordeste paraense, no último final de semana (06 e 07). As polícias Civil e Militar reforçaram o policiamento no município, um dos mais procurados nas férias de julho. O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) intensificou as fiscalizações nas vias, enquanto a Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe) promoveu ações de conscientização sobre a limpeza das praias e ressocialização de presos. Os demais órgãos e secretarias que atuam na segurança em todo o Estado também realizaram atividades e serviços para a população.

Distribuídos em policiamento ostensivo, motopatrulhamento e policiamento ordinário e tático motorizados, os 82 policiais militares estão reforçando a Operação Verão em Salinópolis. Eles trabalham para oferecer segurança aos moradores e visitantes que aproveitam as férias escolares.

O efetivo da PM está dividido em turnos de serviço, com o objetivo de garantir a segurança pública nas 24 horas, nos principais pontos do município. Na Praia do Atalaia há reforço durante todo o dia, enquanto na orla do Maçarico a maior parte da tropa atua no período noturno, visando à proteção do maior número de pessoas que frequentam o local.

Todos os bairros da sede de Salinópolis recebem reforço de viaturas da Rotam (Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas) e do Batalhão de Polícia Tático (Bpot). As praias ainda contam com apoio de militares da Companhia Independente de Polícia Fluvial (Cipflu).

A Polícia Civil também realiza a Operação Lei Seca, iniciada no dia 28 de julho, com ações até o dia 4 de agosto. Até o momento, após 10 dias de trabalho, já foram realizados 38 procedimentos. Várias pessoas foram presas pelos mais diversos crimes, como roubo e tráfico de drogas. Houve uma prisão em flagrante pelo crime de estupro e 19 pessoas foram presas em flagrante por dirigirem alcoolizadas.

Fiscalização e monitoramento - O Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) intensificou as ações para garantir um deslocamento seguro até os balneários. A maioria das infrações ocorreu em Salinópolis, nas rodovias PA-124 e PA-444. Foram registradas 1.556 autuações por excesso de velocidade, infração mais recorrente em todo o Estado. Um motorista também danificou o radar de monitoramento e fugiu do local, mas as câmeras do equipamento registraram a placa do veículo e o suspeito está sendo procurado.

O fator de risco da associação "bebida e direção" foi o ponto principal do trabalho realizado pelo Detran. Os agentes de fiscalização intensificaram a Operação Lei Seca a fim de reduzir os acidentes por alcoolemia. Dos 77 condutores autuados no Estado por dirigirem alcoolizados, 64 foram em Salinópolis. O município também registrou 19 prisões por crime de alcoolemia. Os acusados foram levados à delegacia, onde ficaram detidos. Os demais foram apenas notificados e liberados, com o carro sendo conduzido por um motorista habilitado.

Os agentes da equipe de educação do Detran realizaram no Atalaia ações do Projeto Transitando nos Bares, reforçando a campanha da autarquia nos principais balneários, a partir do tema "Verão é pra viver – Detran é pra cuidar de você". Sempre conscientizando os motoristas sobre os perigos de beber e dirigir, os agentes propõem alternativas para quem vai beber, como a escolha de uma pessoa habilitada, e sóbria, para conduzir o veículo.

Durante todo final de semana ocorreu apenas um acidente, também em Salinópolis, que deixou danos materiais. O condutor que provocou o acidente estava alcoolizado e foi preso após a ocorrência. Outros acidentes de pequeno porte, como arranhões e batidas com danos materiais, sem vítimas, podem ser registrados por meio do Sisdat, aplicativo do Detran para levamento de acidentes.

Ainda na barreira foram identificados, por meio do sistema de monitoramento de vias (OCR), 20 veículos com licenciamento em atraso. Os consultores foram conduzidos ao contêiner do Detran para geração de boleto e posterior regularização. "Os casos de alcoolemia representam menos de 1% das abordagens, assim como os veículos apresentando irregularidades estão bem abaixo do que era esperado", informou o diretor Técnico Operacional do Detran, Bento Gouveia.

Meio ambiente e ressocialização - Internos da Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe) distribuíram 8 mil sacolas plásticas biodegradáveis, como parte do Projeto Reeducar - essa é a nossa praia, que integra a Operação Verão 2019. Eles também orientaram os veranistas sobre destinação do lixo e limparam a Praia do Atalaia.

Foi mais uma ação voltada à ressocialização dos internos, que mostra o trabalho de reinserção social desenvolvido pela Susipe. Cerca de 100 pessoas estão envolvidas no projeto, dentre internos, agentes prisionais e equipe da Diretoria de Reinserção Social. "O projeto tem o papel de realizar educação ambiental nas praias do Pará, objetivando minimizar os efeitos da poluição de resíduos sólidos nas praias e balneários, utilizando os reeducandos do sistema prisional para entregarem sacolas para depósito do lixo, além de orientarem sobre os impactos ambientais que esse lixo provoca, trabalhando a ressocialização dos internos que estarão nas praias remindo pena pelo trabalho, construindo uma nova base de convivência com a sociedade, passando a ter uma visão de cidadania e de construção de novos vínculos sociais. Será uma experiência única para os internos, que vão experimentar a ressocialização na prestação de serviços à sociedade", explicou Ed Wilson Nascimento, diretor de Reinserção Social da Susipe.

As ações do "Reeducar - essa é a nossa praia" continuam até o final de julho nas praias de Salinópolis e Bragança, na região nordeste, e nos distritos de Outeiro e Mosqueiro, pertencentes a Belém, sempre aos sábados, domingos e segundas-feiras.

Ocorrências - Nos principais destinos das férias escolares, o Centro de Perícias Científicas "Renato Chaves" foi acionado 24 vezes para realização de perícias. O município com o maior número de ocorrências periciais (nove) foi Salinópolis. Dentre essas, estão os exames de rotina de perícias em chassis e agregados, além de exames de lesão corporal e sexológico.

Também apresentaram ocorrências periciais Cametá, com três (uma em local de crime sem cadáver e duas em chassis e agregados); o distrito de Marudá (em Marapanim), com cinco (quatro em chassis e agregados, e uma análise de drogas);distrito de Mosqueiro (Belém), com cinco (uma em local de crime contra a vida e quatro análises de drogas); Salinópolis, com nove (seis em chassis e agregados, um sexológico e dois para lesão corporal), e Salvaterra, com duas (uma dosagem alcoólica e uma análise de drogas).