Obras do BRT Metropolitano ganham ritmo acelerado e ampliam a geração de empregos
A chegada do verão amazônico deve acelerar o andamento das obras de requalificação da BR-316, em especial no que envolve a infraestrutura do sistema BRT Metropolitano, tida como uma das prioridades da atual gestão. A meta é alcançar até 8% de conclusão do projeto total ao mês durante o período de poucas chuvas.
Além do ritmo ser intensificado, a obra também vai impactar positivamente na geração de empregos e renda no Estado. A construtora responsável pela execução do projeto já conta com 500 contratados e deve ampliar o quadro funcional já na próxima semana. O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira (4), pelo diretor-geral do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), Eduardo Ribeiro, após reunião com o governador Helder Barbalho, para apresentar o planejamento de liberação da frente de obras e outras ações.
"Além do cronograma de obras, apresentamos o plano de ataque de todas as frentes de trabalho que já estão liberadas, bem como as expectativas de liberação das próximas frentes. A ideia é que o trabalho ganhe um ritmo bem mais acelerado durante o verão, uma vez que foram superadas as questões climáticas após um inverno muito rigoroso", explicou o titular do NGTM, ao fim do encontro com o governador, reforçando que deve haver abertura de novas frentes de obras.
O avanço mais considerável deve ocorrer entre julho e setembro próximos. Até o fim deste mês, Ribeiro acredita que 100% do planejamento estará liberado para execução - esse percentual, atualmente, é de 47%.
"Estamos, de imediato, trabalhando nas áreas de estação de passageiros e canteiro central. A partir daí, há uma sequência a ser cumprida, que envolve drenagem, remanejamento de interferências, como posteamento de rede elétrica e de fibra ótica, tubulação e etc", detalha.
Inicialmente, os trabalhos vão priorizar a remoção das interferências (como postes e redes mantidas pela concessionária de energia elétrica e empresas de telecomunicações) localizadas próximas aos pontos escolhidos para a construção das 13 estações de passageiros e das onze passarelas de pedestres. Também será realizado o início da implantação dos terminais de integração de Ananindeua, Marituba e do Centro de Operações de todo o sistema, a ser erguido na avenida Augusto Montenegro, ao lado da sede do Comando Geral da Polícia Militar do Pará.
Iniciadas em janeiro, as obras de requalificação da BR-316 promoverão uma mudança radical naquela que é considerada a principal via de entrada e saída da capital paraense. As mudanças se estenderão por um trecho de 10,8 quilômetros, do Entroncamento até Marituba, e envolverão também a implantação de pistas exclusivas para os ônibus, o chamado BRT Metropolitano.