Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FORMAÇÃO

Mais de mil servidores foram capacitados em 2019 pela Escola de Governança

Por Redação - Agência PA (SECOM)
26/04/2019 15h48

A Escola de Governança Pública do Estado do Pará ultrapassou o número de mil servidores públicos formados nos cursos ofertados pelo órgão no ano de 2019. A marca foi ultrapassada após a certificação de 101 alunos na manhã desta sexta (26), no auditório da EGPA, referentes aos cursos de Formação de Pregoeiro - presencial e eletrônico (51 concluintes), Siafem Operacional (14 concluintes) e Gestão de Políticas Sociais (36 concluintes).

A escola tem o objetivo de promover a formação, capacitação, treinamento e desenvolvimento dos servidores, empregados e gestores públicos em todo Pará. São divulgados mensalmente diversos cursos gratuitos, presenciais ou à distância, sempre semanais, com carga horária de 20 horas.

A diretora da Escola de Governança, Evanilza da Cruz Maciel, afirma que os números representam o cumprimento das demandas de todos os órgãos estaduais. “A Escola de Governança segue na sua missão de capacitar os servidores, com o objetivo de poder servir melhor o público. Essa semana estamos certificando 101 alunos e isso mostra que estamos atendendo as demandas de cada setor. Nós não realizamos os cursos aleatoriamente, já temos um portfólio, mas sempre estamos ouvindo as necessidades que as secretarias e demais órgãos nos passam”, enfatizou.

Mesmo com os bons resultados, a intenção é que os serviços sejam ampliados. “Estamos no processo de reestruturação do nosso plano de trabalho. A expectativa é ampliar o atendimento, inclusive nos outros municípios do Estado, que chamamos de municipalização. Já estamos inseridos no Governo Por Todo Pará, mas queremos aumentar a oferta, entrando em contato com os municípios, renovando o termo de cooperação técnica e buscando parceiras com outras instituições”, destacou Evanilza.

A servidora Letícia Santos, da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho e Emprego (Seaster), afirma que a capacitação agrega ao trabalho realizado na gestão pública. “Eu já tinha formação de ‘coach mentoring’ pela escola, agora conclui o curso de gestão de políticas sociais e, sem dúvida, somou muito dentro da minha profissão. Acredito que quem sabe mais, serve melhor. Quando você agrega conhecimento e consegue levar esse aprendizado para o órgão, você vai atender o público de uma forma mais eficiente”, disse a servidora.

Quem teve a primeira chance de realizar a capacitação na Escola de Governança foi o servidor Celso Ferreira, da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet). “Gostei da didática do curso, principalmente, por permitir a participação ativa dos alunos. Fiquei satisfeito e sei que vou levar muito conhecimento para minha secretaria. Com certeza vou fazer outros cursos e trazer mais servidores para se capacitarem também”, afirmou.

Os servidores que desejam realizar algum curso de capacitação devem entrar no site da Escola de Governança e procurar os serviços ofertados durante o mês. Aqueles que quiserem apresentar sugestões de novos cursos podem entrar em contato pelo mesmo site, na aba “fale conosco”.