Arcon e Prodepa apresentam aplicativo para empresas operadoras de balsas
A Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos do Pará (Arcon-Pa) e representantes da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa) reuniram com representantes das empresas operadoras de balsas, na sede da Arcon, nesta quarta-feira (17), para esclarecer sobre o funcionamento e a finalidade do uso do aplicativo “Navega Aqui”, lançado pelo Governo do Estado.
O app, que pode ser baixado de forma gratuita para celulares android e iOS, orienta os usuários das embarcações que fazem a travessia entre os portos de Belém e Barcarena quanto onde pode pegar as balsas, os horários, percurso e tempos de viagem.
Daniel Pereira, diretor da empresa de navegação Henvil Transporte, participou da reunião na sede da Arcon e elogiou a iniciativa. “Esse aplicativo foi uma iniciativa excelente do governo do Estado para orientar o usuário, além de nos ajudar a fiscalizar as embarcações. Os comandantes receberam um celular que permitirá a comunicação em tempo real com o aplicativo, ajudando o monitoramento e a geolocalização da balsa pelo usuário e por nós, uma ferramenta que vem agregar muito ao nosso trabalho”, elogia Daniel.
Para atender a demanda de veículos que precisa se deslocar de Belém para Barcarena e demais municípios da região do Baixo Tocantins após o incidente da queda da Ponte do Rio Moju, a Arcon disponibilizou a travessia de balsas na capital por três portos Henvil e da Celte, localizados na Avenida Bernardo Sayão, com viagens sendo realizadas por 24h, saindo de hora em hora, e pelo Porto de Icoaraci, que realiza preferencialmente a travessia de veículos pesados com saídasàs 9h, 11h, 13h e15h. E o retorno de Barcarena para Belém às 7h, 9h e 11h.