Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEMANA SANTA

Primeiro dia da Feira do Pescado tem grande procura

Por Redação - Agência PA (SECOM)
18/04/2019 12h16

No primeiro dia da Feira do Pescado, na Região Metropolitana de Belém, as filas dobraram em quase todos os oito pontos de venda da capital paraense, Ananindeua e Marituba. A procura maior foi no posto mais central, que funcionou na Fundação Cultural do Pará, onde a fila deu voltas no estacionamento. Só no primeiro dia foram comercializadas, no antigo Centur, nove toneladas de várias espécies de peixe congelado e, até 17h30 da tarde da quarta-feira (17), ainda tinha consumidor comprando.

Nesta quinta-feira (18), último dia de feira, não será diferente. “Neste ano os preços estão em média 12% mais baixos que os da feira do ano passado, graças ao acordo firmado entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), produtores e empresas de pesca”, informou o secretário Hugo Suenaga.

A dona de casa Nazaré Rodrigues comprou filé de pescada gó a R$ 12 o quilo. “No supermercado encontrei o mesmo peixe por R$ 26,90, uma diferença absurda. Aqui eu fiz a festa”, comemorou. A Feira do Pescado não oferece só o peixe, atende também outros segmentos como as hortaliças produzidas pela agricultura familiar praticada na Região Metropolitana de Belém.

A agricultora Débora Silva trouxe da Vila Mocambo, em Santa Izabel do Pará, 900 maços de verdura, macaxeira e limão. Vendeu quase tudo a um preço até 50% mais barato que na feira convencional. “Mesmo com a despesa de transporte, sem contar o custo de produção, dá para vender mais barato e ainda ter lucro. É melhor vender do que deixar estragar, pois a verdura é perecível”, explicou Débora.

O secretário adjunto da Sedap, Lucas Vieira, avaliou que a Feira do Pescado 2019 atingiu plenamente seu objetivo, pois “o público saiu satisfeito com produtos de qualidade e baixo custo e ainda conseguimos reduzir o preço de alguns supermercados e essa é a nossa meta: aumentar a oferta para equilibrar os preços”.