Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ATUALIZAÇÃO

Boletim de ações emergenciais – ponte Rio Moju

Por Redação - Agência PA (SECOM)
12/04/2019 17h59

Novas medidas foram tomadas pela gestão estadual, nesta sexta-feira (12), para solucionar os problemas enfrentados pelo Estado após a queda da ponte Rio Moju, no último dia 6 de abril. Uma semana após o acidente, em que uma balsa colidiu com um dos pilares da estrutura, diversas ações já foram executadas pelo governo. Confira abaixo a atualização das principais iniciativas do Executivo estadual. As informações foram consolidadas às 18h.

Semas – Foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado a Resolução do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Coema), aprovada na noite desta quinta (11). A publicação, nº 146, de 11 de abril de 2019, dispõe sobre o licenciamento emergencial em ações de restabelecimento de serviços essenciais em casos de calamidade pública e situação de emergência. As ações, que envolvem obras de infraestrutura e civis, para a recuperação de direitos básicos dos paraenses, facilitarão o andamento das obras emergenciais necessárias após o desabamento da ponte.

Polícia Civil – O delegado Aurélio Paiva, da Divisão de Investigações e Operações Especiais (Dioe), ouviu, nesta sexta-feira (12), os depoimentos do piloto da balsa envolvida no acidente, Elielson Lopes Barbosa, e do empresário Cássio Cunha, dono da empresa responsável pelo material transportado na embarcação. Elielson, que está na condição de preso de Justiça, prestou novo depoimento dentro do inquérito policial que apura as circunstâncias do ocorrido.

Outros quatro depoimentos que estavam previstos para serem colhidos nesta sexta foram transferidos para segunda-feira, dia 15, entre eles, os dos três tripulantes da balsa, e do empresário responsável pela empresa encarregada pela manutenção da ponte. O empresário Marco Antonio Tiecher, dono da empresa Agregue, responsável pela balsa, também teve a prisão preventiva decretada pela Justiça e permanece foragido. Tanto Elielson quanto Marco Antônio respondem por crime contra a segurança da navegação.

Arcon – A Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos informa que, a partir de segunda-feira (15), a população passa a contar com a travessia de balsas Belém-Barcarena no porto da Trambioca, em Barcarena. A medida vai descongestionar o fluxo de veículos nos portos da Celte e Henvil, na avenida Bernardo Sayão, na capital. Neste sábado (13), as empresas que irão operar no local irão definir os horários das viagens. A população que precisa se deslocar  para o município de Cametá contará com o serviço de travessia por ferryboat também na próxima segunda. A Arcon informa que aguarda a autorização da Marinha Brasil para colocar em operação, em breve, o serviço de transporte hidroviário de passageiros Moju/Belém.

Detran – O Departamento de Trânsito do Estado do Pará informa que a fila para embarque nos portos, em Belém e no Arapari, até a tarde desta sexta-feira (12), caiu para uma média de 65 veículos, entre carros pequenos e caminhões. Na avenida Perimetral, na capital, os motoristas seguem sendo orientados pelos agentes de fiscalização do órgão e também pelas pessoas contratadas para auxiliar neste processo, com o colete "Posso ajudar?". De acordo com o diretor técnico-operacional do Detran, Dr. Bento Gouveia, o fluxo se aproxima da normalização.

Polícia Militar – A corporação informa que o esquema de segurança montado desde a última segunda-feira será mantido nos portos, em Belém e Barcarena. O efetivo total mobilizado na operação é de 50 policiais militares.