Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ASSISTÊNCIA

Governo segue com ações em municípios afetados por enchentes

Por Redação - Agência PA (SECOM)
26/03/2019 15h56

A Defesa Civil do Estado chegou, nesta terça-feira (26), a Paragominas, para a instalação de um Centro de Gerenciamento de Crise. O objetivo é traçar um panorama do desastre e tomar medidas emergenciais a partir disso. O município, assim como São Domingo do Capim, sofre com as enchentes, em decorrência das fortes chuvas e do fenômeno da maré alta, desde o último fim de semana.

Logo após as enchentes, de imediato, o Governo do Estado, juntamente com vários órgãos responsáveis, entrou em ação para dar auxílio e diminuir o prejuízo da população. Além da Defesa Civil, as secretarias de Transporte (Setran), e de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), e a Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab), continuam prestando assistência aos moradores atingidos.

Em São Domingos do Capim, as enchentes atingiram 6.682 pessoas. Mais de 1.061 estão desalojadas e 252 ainda desabrigadas. Elas recebem ajuda no Ginásio Municipal e na Escola Manoel Bernardos. A cidade está recebendo doações de mantimentos na Secretaria Municipal de Assistência Social e no ginásio. Em Paragominas, 80 pessoas de 24 famílias seguem desabrigadas e recebem assistência em dois abrigos.

Assim como em Paragominas, a Defesa Civil está presente em São Domingos do Capim com uma estrutura de apoio, que inclui uma sala de situação e um comando de gerenciamento de desastres. Os locais servirão para fazer um levantamento da situação e auxiliar as cidades no direcionamento de ações de respostas aos danos e prejuízos.

O capitão Marcelo Santos, da Defesa Civil, explica a importância do trabalho realizado nos desastres. “Na verdade, o desastre ainda continua. As melhoras como um todo só vão acontecer quando os rios começarem a descer e a intensidade da chuva diminuir, para trabalharmos na recuperação dos locais. Mas, a partir do momento que a gente começou a atuar, houve uma reorganização do cenário do evento. Começamos a instalar a sala de situação, as ações começaram a ficar mais dinâmicas e estamos fazendo levantamento das principais necessidades das famílias impactadas”, disse.

Ações Emergenciais do Estado - No último domingo (24), o governador Helder Barbalho visitou os dois municípios, juntamente com uma comitiva formada por órgãos responsáveis, no intuito de avaliar a situação e prestar ajuda às vitimas.

O trabalho de cada órgão:

- A Setran ficou responsável pela recuperação da pista da PA-256, danificada pelas águas, obra que deve durar em torno de 30 dias.

- A Seaster está emitindo segundas vias de certidões de nascimento para moradores que perderam os documentos no alagamento e, após o levantamento completo dos dados, àqueles que tiveram perda total de residências terão um benefício eventual do governo de um salário mínimo durante três meses.

- A Cohab declarou que, quem ainda tiver condições de construir e reformar sua casa depois que o alagamento passar, poderá receber o cheque moradia.