Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESENVOLVIMENTO

Parceria entre Emater e Banco do Brasil se renova para melhorar crédito rural

Por Redação - Agência PA (SECOM)
09/01/2019 14h38

Na manhã desta quarta-feira (9), o diretor técnico da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Rosival Possidônio, reuniu-se com o superintendente estadual Pará-Amapá do Banco do Brasil (BB), Gustavo Henriques da Rosa, e com o gerente de desenvolvimento regional sustentável, Klener Caldeira, para tratar da renovação do termo de cooperação técnica entre as duas instituições, de modo a garantir a qualificação do agricultor familiar e o seu acesso ao crédito rural.

Participaram também da reunião a equipe do Núcleo de Supervisão Estadual da Emater (NSE) II; o gerente geral da agência do BB em Irituia, nordeste do Estado, Felipe Linhares; e o chefe do escritório local da Emater em Irituia, Widson Silva.

O termo de cooperação técnica atualizado será assinado até fevereiro, com vigência de dois anos, renováveis por mais dois. Com as alterações, a efetivação de crédito rural pela parceria entre Emater e Banco do Brasil deve aumentar em torno de 30% já em 2019, conforme estimativa do NSE II.

Para o diretor técnico da Emater, Rosival Possidônio, a possibilidade de a Emater atuar com mais interatividade no curso de aprovação dos projetos elaborados é um avanço considerável, o que se alia a medidas internas, como a lotação de um “gerente de crédito” em cada um dos doze escritórios regionais da Emater.

O superintendente do BB, Gustavo Henrique Rosas, resumiu:  “Os objetivos do Banco e da Emater são o produtor se desenvolver com sustentabilidade; as propriedades serem rentáveis, o que repercute no desenvolvimento socioeconômico de toda a comunidade e, por conseguinte, de todo o Pará. Para tanto, consideramos a valorização dos produtos regionais e as vocações de cada município. O Banco do Brasil está aberto a financiar quaisquer culturas tradicionais ou que surjam como interesse viável dos agricultores”.

De acordo com o gerente de desenvolvimento regional do BB, Klener Caldeira, os principais desafios do crédito rural para a agricultura familiar no Pará ainda são o licenciamento ambiental, a regularização fundiária e a infraestrutura. "O estreitamento da relação entre o Banco e a Emater; a capacitação contínua dos extensionistas quanto às ferramentas e ao sistema, e dos produtores na gestão da propriedade, são todas práticas e metas que permitem ao Pará, um Estado de potencial impressionante, avançar cada vez mais no investimento do setor produtivo”, disse.