Sedap discute implantação de Mercados Verdes
O diretor do projeto "Mercados Verdes e Consumo Sustentável", Frank Kraemer, reuniu nesta sexta-feira (1º) com o titular da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), Hugo Suenaga, para formalizar encaminhamentos à implantação do projeto no Pará. O objetivo é viabilizar o acesso de produtos orgânicos, da agroecologia e extrativismo aos mercados.
Como parte do processo, também foi criada uma Câmara Técnica de Comercialização, Agroecologia, Produtos Orgânicos e da Sociobiodiversidade (CTCAPOS), vinculada ao Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS). A Câmara vai reunir, no próximo dia 13, para elaborar um plano de ação do projeto no Pará. A proposta é reduzir o desmatamento na Amazônia a partir da execução de ações prioritárias no Pará, Amazonas, Acre e Amapá.
O secretário, Hugo Suenaga, informou que a Sedap já organiza os espaços de comercialização dos produtos na própria secretaria e no Parque de Exposições do Entroncamento, por meio da realização de feiras mensais. “A comercialização é um dos pilares que vai sustentar as ações da Sedap em conjunto com a regularização fundiária, legislação e assistência técnica aos produtores”, informou Suenaga.
Neste mês será realizado o primeiro módulo de capacitação de gestão para 30 técnicos de assistência técnica e extensão rural que vão orientar as associações e cooperativas de agricultores familiares. A CTCAPOS vai atuar na logística de armazenamento, escoamento da produção e consolidação das cadeias produtivas.
O projeto Mercados Verdes e Consumo Sustentável é realizado pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sead/MAPA), com apoio da GIZ, a agência de cooperação do governo alemão.