Operação Dionísio resulta em 16 prisões por tráfico de drogas no interior
A Polícia Civil do Pará iniciou na sexta-feira (22) a Operação Dionísio, que visa reprimir o tráfico de drogas e intensificar as ações de segurança pública no período que antecede ao Carnaval em cidades do interior paraense. No primeiro dia da ação policial, 16 pessoas foram presas por envolvimento com o comércio ilegal de entorpecentes. Sob a coordenação da Diretoria de Polícia do Interior (DPI), a operação vai se estender até o próximo dia 28. Após o final da Operação Dionísio começarão as ações da Operação Carnaval.
Na sexta-feira, equipes de delegacias e seccionais saíram às ruas de diversas cidades do interior no mesmo horário, para dar cumprimento a mandados de busca e apreensão referentes a pontos de tráfico de drogas e uso ilegal de armas, e para cumprir mandados de prisão de envolvidos em tráfico de drogas e homicídios.
Segundo o diretor de Polícia do Interior, delegado José Humberto Melo, a Operação Dionísio também é chamada de Operação Pré-Carnaval, já que visa atuar de forma preventiva antes da festa para evitar crimes, principalmente o tráfico de drogas nas cidades que mais atraem foliões no interior do Pará. Além das prisões, informou o delegado, foram apreendidas substâncias entorpecentes ilícitas, dinheiro e celulares.
Dentre o total de prisões, nove foram na cidade de Óbidos, no oeste paraense, e seis decorrentes do cumprimento de mandados de prisão. Um acusado morreu durante troca de tiros com policiais no nordeste do Estado, onde houve ação policial em Castanhal e Maracanã.
Em Redenção, no sul do Pará, policiais civis da Superintendência Regional do Araguaia Paraense, da Delegacia de Conflitos Agrários (Deca), do Núcleo de Apoio à Investigação (NAI); da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) e das delegacias de Redenção e Conceição do Araguaia, cumpriram oito mandados de busca e apreensão relacionados ao tráfico de drogas. Não houve prisões em flagrante.
Flagrante - No município de Salinópolis, no nordeste do Estado, foi preso em flagrante por tráfico de drogas Antônio Carlos da Silva Luz. A prisão foi resultado de investigações realizadas pelas equipes do município, com o objetivo de combater o tráfico de drogas. Foram solicitadas medidas cautelares de busca e apreensão à Justiça.
Sete mandados de busca e apreensão domiciliares foram cumpridos. Na casa do acusado foram encontradas cinco porções de pedras de óxi e 50 comprimidos de substância ainda não identificada. As operações policiais prosseguem em Salinópolis para trazer tranquilidade à população local, assim como para quem procura a cidade em época durante os feriados prolongados.