Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ANANINDEUA

Operação remove pichações ligadas a facções criminosas

Por Redação - Agência PA (SECOM)
11/02/2019 17h04

Órgãos de segurança pública estaduais e municipais iniciaram, nesta segunda-feira (11), a Operação Tolerância Zero. O objetivo é remover pichações feitas por facções criminosas nos muros de bairros localizados na área da Grande Belém.

Participam das ações o Comando de Policiamento da Região Metropolitana da Polícia Militar (CPRM), Polícia Civil, Guarda Municipal de Ananindeua e Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social do município (SESDS).

A operação começou na área da Pedreirinha, no bairro da Guanabara; se estendeu para o loteamento Carlos Marighella, no Aurá; e comunidade do Vasquinho, no Curuçambá; bairros do município de Ananindeua.

Além de apagar as frases de cunho criminoso, os agentes de segurança as substituíram por “Cidadão, denuncie o crime no seu bairro (181)”. Em todos os pontos, os proprietários do muro foram previamente consultados. 

De acordo com o coronel Albernando Monteiro, comandante da CPRM, outros 11 pontos de pichação com conteúdo criminoso foram identificados. “A operação é uma forma de o poder público demonstrar que está tomando as medidas necessárias para garantir a segurança pública. É uma forma de inibir o crime organizado de externar suas ordens, por meio de pichações nas vias públicas”, afirmou. 

Ainda de acordo com o coronel, os locais de pichação também coincidem com os bairros de maior incidência criminal na área metropolitana e a resposta da PM já vem sendo dada. “Nos últimos finais de semana, com o reforço do Comando de Missões Especiais, implementamos várias modalidades de policiamento e obtivemos bons resultados”, completou.

“Além de ser uma forma educacional e preventiva de combater o crime, nós teremos uma resposta da população, com certeza, pelo número 181, no Disque-denúncia”, frisou o delegado James Souza, responsável pela Superintendência da Polícia Civil na Região Metropolitana.

O titular da SESDS de Ananindeua, José Maria de Lima, afirmou que o objetivo principal é mostrar a força do poder público em benefício da população. “Não tenho dúvida de que essa união vai ser bem-vinda para o nosso município”.

Pará Marina Santos, 35 anos, moradora do loteamento Carlos Marighella, a ação dos órgãos de segurança pública reforçam a sensação de segurança. “Essa iniciativa é ótima, evita o constrangimento de pessoas que ficam intimidando a população”, elogiou a moradora, que mora em frente a alguns muros com pichações. 

A Operação Tolerância Zero deve prosseguir nos próximos dias, em parte da área de circunscrição do CPRM, que abrange o 6º (Jaderlândia, Atalaia, Cidade Nova, Icuí e 40 Horas), 21° (Marituba), 29º (Paar, Curuçambá e Distrito Industrial) e 30º batalhões (Guanabara, Águas Lindas, Águas Brancas e Aurá); além da 2ª Companhia Independente de Polícia Militar, com sede em Benevides. Juntas, as unidades são responsáveis por 26 bairros de Belém, Ananindeua, Marituba e Benevides.