Cursinhos populares da Uepa garantem aprovações em vestibulares
Ingressar em uma Universidade é o sonho de muitos jovens e de seus familiares. A busca pela aprovação não é tarefa fácil e, por isso, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) oferece algumas oportunidades para que alunos, oriundos de escolas públicas, obtenham capacitação e possam ingressar em uma Instituição de Ensino Superior. Projetos de extensão promovidos pela instituição nos campi de Belém, Vigia, Castanhal, Barcarena e Moju realizam, gratuitamente, aulas preparatórias para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).
Todos os projetos contam com o trabalho voluntário de diversos docentes e discentes da Uepa. “Eu ter sido aluno do cursinho e hoje fazer parte da gestão é muito gratificante. Tenho um prazer enorme de trabalhar lá, pois é um laboratório também para os professores. O cursinho me deu essa oportunidade de também crescer profissionalmente”, conta o professor Luis Amaral, coordenador do Cursinho Alternativo, que funciona no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) desde 2007.
Como a história do professor Luis, os cursinhos populares reúnem muitos relatos emocionantes. Tathiany Costa completou 40 anos em novembro de 2018, mas a comemoração do aniversário veio em janeiro deste ano, com a aprovação no Processo Seletivo da Universidade Federal do Pará (UFPA), no curso de Serviço Social. “Eu estava sem estudar há 17 anos. Foi a primeira vez que fiz o Enem e no começo das aulas tive muita dificuldade para assimilar alguns assuntos, mas me dediquei muito e a equipe do cursinho é maravilhosa, sempre me incentivou. Eu digo que o cursinho mudou minha vida, sou muito grata à todos”, contou. Tathiany uma das 150 pessoas atendidas pelo cursinho do Projeto Jurunas, uma iniciativa institucionalizada em 2017 pela Uepa que oferece aulas gratuitas para moradores do bairro e arredores.
As ações do Projeto vão além da preparação para as provas do Enem e fortalecem, entre os estudantes, o senso de pertencimento em uma área periférica da cidade, marcada pela violência e pelas desigualdades sociais. Este ano, a formação política também será um dos focos de ação do Projeto, ofertando cursos que discutirão questões como: cidadania, situação social entre outras temáticas.
Natural do município de Moju, Ramon Batista tem 18 anos e já tinha tentado ingressar no ensino superior por duas vezes. Após um ano sendo aluno do Cursinho Popular do Campus de Moju da Uepa, ele conseguiu a tão sonhada aprovação no curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa da instituição: “Sempre estudei em escola pública. A experiência de estudar no Cursinho Popular foi incrível, fiz novos amigos e pude aprender muito com os professores, pois eram da própria Uepa”, conta Ramon. O Cursinho Popular de Moju oferta anualmente 80 vagas, 40 para o turno da manhã e 40 para o turno da tarde. A próxima seleção ocorrerá na segunda quinzena de fevereiro.
De uma maneira mais intensiva, em Barcarena, o cursinho funciona sempre no segundo semestre com revisões específicas realizadas desde o primeiro sábado de agosto. “Nosso projeto existe desde 2008. Nós temos um grupo de trabalho formado por alunos e professores voluntários da Uepa. Fazemos juntos uma análise das últimas provas do Enem e então elaboramos um conteúdo programático específico para as revisões. A nossa proposta é focar naqueles alunos com mais dificuldades de aprendizado, porque eles são os que mais precisam”, explica Roseanne Cardoso, coordenadora do Cursinho e assessora pedagógica do Campus de Barcarena.
O Cursinho Revisão Uepa em Barcarena, oferta cerca de 60 vagas e não possui processo de seleção. As inscrições ocorrem sempre no primeiro semestre.
Já o Campus de Castanhal oferta 50 vagas anualmente no Cursinho Alternativa Vestibulares. “No decorrer do ano há algumas desistências e, por isso, sempre fazemos uma lista de cadastro reserva para que possamos dar a oportunidade para outras pessoas estudarem”, explica o professor Richelis Castro, um dos voluntários do projeto. A iniciativa existe desde 2014 e registra atualmente uma média de 30 a 40% de aprovações.
Já em Vigia, o Cursinho Acesso está comemorando 10 anos de existência. “Por esse motivo, em 2019 estamos ofertando mais vagas. Antes eram 40 e agora são 70 vagas ofertadas. Mais alunos terão a oportunidade de estudar conosco e isso é maravilhoso porque já conseguimos resultados muito positivos. Atualmente, temos uma média de mais de 40% de aprovação no vestibular”, comemorou Lilia Monteiro, coordenadora do Cursinho e assessora pedagógica do Campus de Vigia.
Hoje analista de sistemas, Pedro Aviz estudou a vida inteira em escola pública no bairro do Tenoné, em Belém, e só conseguiu entrar em uma Universidade graças há um cursinho popular promovido por uma escola particular, em 2007. “Eu passei na Uepa, na UFPA e em uma Universidade particular pelo Prouni com apenas um ano de cursinho. Naquela época não existiam tantos cursinhos populares como hoje e eu fico feliz por mais jovens como eu poderem ter essa oportunidade”.
Serviço:
Projeto Jurunas (Belém)
150 vagas ofertadas anualmente
Inscrições para turmas de 2019: encerradas
Mais informações: https://mepjurunas.blogspot.com/
Cursinho Alternativo (Belém)
300 vagas ofertadas anualmente
Inscrições para turmas de 2019: encerradas
Mais informações: (91) 99903-5327
Cursinho Popular (Moju)
80 vagas ofertadas anualmente
Inscrições para turmas de 2019: segunda quinzena de fevereiro de 2019
Mais informações: (91) 99147-6832
Cursinho Revisão Uepa (Barcarena)
60 vagas ofertadas anualmente
Inscrições para turmas de 2019: abertas
Mais informações: (91) 3754-3883
Cursinho Acesso (Vigia)
70 vagas ofertadas anualmente
Inscrições para turmas de 2019: encerradas
Mais informações: (91) 98815-4173
Cursinho Alternativa Vestibulares (Castanhal)
50 vagas ofertadas anualmente
Inscrições para turmas de 2019: De 20 a 22 de fevereiro de 2019
Mais informações: (91) 98820-9644