Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PARAGOMINAS

Terapia nutricional reduz complicações em pacientes

Por Redação - Agência PA (SECOM)
03/09/2017 00h00

Vitima de traumatismo craniano, o autônomo Reinaldo Lopes, 37,  deu entrada no Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, dia 8 de julho, onde recebeu alimentação por meio de sonda, denominada de nutrição enteral, que faz parte do acompanhamento de Terapia Nutricional, que ajuda na reabilitação do quadro clínico do paciente, na redução da morbidade, diminuição das complicações e menor incidência de infecções.

Atendendo legislação vigente e para manter o padrão de qualidade no atendimento desses usuários que se encontram em risco nutricional e necessitam de um acompanhamento mais especializado, o HRPL possui uma Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN) que garante uma sistematização para identificação desses usuários, desde o momento de sua admissão no HRPL. O acompanhamento nutricional é realizado durante o período de internação até sua saída do hospital, com todo o suporte de orientações para os que irão manter cuidados em domicílio.

A jovem Wanessa Alves, 24, esposa de Reinaldo, que recebeu alta e está retornando para o ambulatório, foi orientada sobre a importância da alimentação especial. “Ele foi transferido de Parauapebas para esse regional. Estou surpresa e agradecida com o atendimento especializado e pela estrutura do hospital com sua UTI e equipe multiprofissional”, disse a cozinheira sobre o marido que sofreu acidente de moto, pela terceira vez.

Atualmente, no HRPL, cerca de 20 pacientes estão fazendo uso de alimentação especializada: via enteral, que utiliza sondas enterais ou gastrostomizados; e a parenteral, por via venosa. De acordo com a responsável pelo Serviço de Nutrição Clínica, Sueanne Pacheco, muitos pacientes que chegam até a unidade, já possuem uma deficiência na parte alimentar. “Normalmente eles já chegam com alguma deficiência nutricional, seja desnutrição ou alguma patologia associada a nutrição antes de referenciarem para o HRPL”, e ai, o trabalho da equipe tem que ser ágil de acordo com cada caso”.

A coordenadora da EMTN, a médica Stela Nunes Menezes Moura, explica a importância da equipe multiprofissional que faz o acompanhamento individual dos usuários. “Quem dosa a quantidade de calorias, proteínas, é a nutrição. Quem faz a dieta chegar até o usuário, é a enfermagem. Se o paciente possui capacidade de engolir (deglutição) o alimento ou necessita de uma sonda, é o fonoaudiólogo que assume o procedimento. Quando a nutrição se dá por acessos venosos, são os médicos junto à nutrição”, detalhou, ao ressaltar a necessidade do trabalho em conjunto.

Essa sistematização é decisiva para a melhora do quadro clínico do paciente que é cuidado com uma dieta completa que restabelece e promove uma evolução mais rápida. A EMTN do Hospital Regional do Leste é formada Âncora por dois médicos, um nutricionista, um fonoaudiólogo, duas enfermeiras e uma farmacêutica.

Com 70 leitos, o HRPL dispõe de clínica médica e cirúrgica, nas especialidades de neurologia/neurocirurgia, traumatologia/ortopedia, cirurgia geral e suporte de anestesia, além de consultas ambulatoriais em cardiologia, clínica cirúrgica, clínica médica, neurologia/neurocirurgia, urologia,endocrinologia, ginecologia, mastologia e traumatologia/ortopedia.

O HRPL é um hospital do governo do Estado, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano, em parceria com a Sespa.

Serviço: O Hospital Regional do Leste fica na rua Adelaide Bernardes, s/n, no bairro Nova Conquista, em Paragominas. Mais informações pelos telefones (91) 3739-1046 / 3739-1253 / 3739-1102.