Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Edital de Bolsas de Pesquisa da Fundação Cultural do Pará sai em fevereiro

Por Redação - Agência PA (SECOM)
29/01/2015 14h01

Está prevista para a primeira quinzena de fevereiro a publicação do Edital de Bolsas de Criação, Experimentação, Pesquisa e Divulgação Artística da Fundação Cultural do Pará (FCP). Segundo a diretora de Artes do órgão, Célia Jacob, a expectativa é que até o dia 13 o material já esteja disponível aos artistas interessados.

Ao todo, serão ofertadas 30 bolsas artísticas em 2015, nas áreas de artes plásticas, audiovisual, artes cênicas e música. Cada bolsa de pesquisa será contemplada com 18 mil reais. O Edital exige, entre outros itens, que o artista proponente resida no Pará há no mínimo três anos e que o projeto tenha caráter experimental. “O trabalho de pesquisa e experimentação deve valorizar a inventividade e inovação dos meios de produção e criação artística. Os projetos podem ser inscritos individualmente ou em grupo e também devem contemplar os portadores de necessidades especiais”, explica.

Ainda de acordo com o texto do Edital, uma parte das bolsas de Criação, Experimentação, Pesquisa é destinada a artistas e produtores que atuam no interior do Estado. “40% das bolsas são destinadas aos artistas ou grupos que atuam em outros municípios paraenses; 10% são destinadas a portadores de habilidades diferenciadas e 50% aos artistas radicados na capital”, informa a diretora.

Após a publicação do Edital, o artista e proponente poderá fazer a inscrição no prédio onde funcionou o antigo Instituto de Artes do Pará, hoje Atelier Nazaré, que integra a Fundação Cultural do Estado do Pará.