Fundação Cultural promove curso sobre a influência das HQs
A Segunda Guerra Mundial teve forte influência nos quadrinhos. É clássica a primeira edição do “Capitão América”, em que o herói aparece socando Hitler. Foi durante a Guerra Fria que uma nova onda de super-heróis surgiu, como Homem-Aranha, X-Men e Hulk. Hoje, das páginas de gibis para as telas de cinema, esses personagens tornaram-se sucesso de bilheteria. Este e outros aspectos ganham destaque no curso teórico “Histórias em Quadrinhos e Cinema”, elaborado e ministrado por Arnaldo Prado.
O curso é ofertado pela Fundação Cultural do Pará, por meio do Centro de Experimentação Artístico e Cultural (antigo Instituto de Artes do Pará), de 24 de fevereiro a 12 de março, com aulas toda terça e quinta-feira, sempre das 19h às 21h. “Serão enfocados tópicos relativos à história dos quadrinhos e do cinema, realçando-se a evolução que os elevou ao status de arte. Além disso, abordamos meios de comunicação de massa capazes de refletir direta ou indiretamente em questões ideológicas, políticas e sociais dos diversos momentos históricos da sociedade e mais diretamente dos países onde são produzidos”, explica Prado.
Serão mostrados exemplos de HQs e trechos de filmes e promovidos debates sobre cada temática. A partir do terceiro módulo será explorada a linguagem dos HQs com base no livro “Sedução dos Inocentes”, os heróis e super-heróis na Segunda Guerra Mundial e os diversos estilos, tendências e gêneros do segmento. Depois, será a vez do cinema e sua relação com a linguagem, com destaque para os elementos comuns, adaptações de personagens de quadrinhos para o cinema e uso das novas tecnologias nas recentes produções de ambos os segmentos.
O curso é aberto para estudantes e profissionais da área de comunicação e artes visuais e também para apreciadores de quadrinhos e cinema de qualquer idade. “Essa diversidade permitirá a ampliação dos debates e adequação do curso a diversos interesses específicos. Outro aspecto que poderá se manifestar no curso é o conhecimento e a interação entre pessoas da área, abrindo oportunidade de colaboração mútua e troca de experiências com a possibilidade da criação de uma associação de interessados e profissionais”, diz Arnaldo Prado.
O calendário de atividades soma carga horária de doze horas, com certificado expedido pela Fundação Cultural do Pará para quem cumprir a frequência mínima exigida e comprovada de 85% do total do curso. As inscrições permanecem abertas até dia 24 de fevereiro e são gratuitas.
Serviço: Curso “Histórias em Quadrinhos e Cinema”, no Centro de Experimentação Artístico e Cultural do Pará (antigo IAP), localizado na Praça Justo Chermont, 235, bairro de Nazaré, em Belém. São ofertadas 70 vagas. As fichas de inscrição estão disponíveis no local até 24 de fevereiro. Mais informações: (91) 4006-2911 e 4006-2904. As aulas serão de 24 de fevereiro a 12 de março, toda terça e quinta, das 19h às 21h.