Interna da Susipe participa de programação da “Semana do Bebê” em Ananindeua
Os cuidados essenciais destinados às crianças até 6 anos de idade são parte de uma estratégia de mobilização apoiada pela Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em diversas cidades do Brasil. Para dar mais destaque à importância de um olhar diferenciado a estas crianças, o Unicef realiza há 14 anos a "Semana do Bebê". Durante sete dias, órgãos municipais oferecem uma programação especial para mães e seus filhos.
Mesmo privadas de liberdade, as internas custodiadas na Unidade Materno Infantil (UMI) da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) têm sido assistidas por essa programação. Em 2015 a parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua (Sesau) proporcionou à detenta Edna dos Santos, 33 anos, e seu filho de 5 meses; a oportunidade de participar de um “mamaço” realizado nesta terça-feira, 26, na Secretaria Municipal de Educação (Semed). O “mamaço” é um ato que tem sido realizado em diversos países para lembrar à população sobre a necessidade da amamentação, seja ela onde for.
Ao lado de outras mães, Edna recebeu orientações sobre a importância do aleitamento materno e dos benefícios que a amamentação oferece aos bebês. “Além do valor nutricional, o aleitamento materno, até que o bebê complete um ano, fará com que a criança dificilmente tenha dificuldade na fala”, explicou Cláudia Martins, fonoaudióloga do Núcleo de Apoio e Saúde de Ananindeua (NASF).
Edna é uma das sete mulheres que estão custodiadas atualmente na UMI. Lá elas podem conviver com seus filhos até que eles completem um ano de idade. Divididas entre a rotina de atenção às crianças, as internas constantemente recebem a orientação de profissionais de diversas áreas da saúde. “Nossas parcerias, com diversos órgãos estaduais e municipais, ajudam a proporcionar um conhecimento maior à internas. Além da nossa própria equipe de profissionais de saúde, que oferecem palestras e orientações a essas mães, o que faz da UMI uma iniciativa de sucesso”, diz a responsável pela Unidade, Danusa Azevedo.
Cumprindo o quarto ano de pena, Edna engravidou de seu marido no Centro de Recuperação Feminina (CRF) durante uma visita íntima. Quando completou seis meses de gestação, foi encaminhada para a UMI e lá permanecerá até que seu filho complete um ano. “Eu só tenho a agradecer a oportunidade de estar com meu bebê. Fico muito feliz em poder vivenciar momentos como este junto com essas mães que estão do lado de fora da cadeia”, disse a interna ao público que participou do evento.
A participação da UMI na “Semana do Bebê” de Ananindeua continua nesta quarta-feira, 27, com a visita de representantes da Sesau para a realização de palestras e entrega de brindes para as mães custodiadas.
Referência – Primeira unidade penal do norte do Brasil destinada ao acolhimento das internas grávidas, a Unidade Materno Infantil oferece atendimento multidisciplinar na área de saúde desde o pré-natal e garantindo o período de aleitamento materno.
Com 14 leitos, a UMI foi construída a partir de um convênio celebrado, em 2011, com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), e faz parte do Programa de Políticas Públicas às Mulheres Encarceradas, realizado pelo Governo do Estado. Os leitos estão distribuídos em três quartos, onde mães e filhos recebem acompanhamento de uma equipe multidisciplinar de saúde composta por pediatras, enfermeiras, ginecologistas, assistentes sociais, psicólogos, terapeutas ocupacionais, odontólogos e nutricionistas. O atendimento às internas e aos bebês na Unidade Materno Infantil da Susipe é 24 horas e conta com uma ambulância para emergências.
<