Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Começa a contagem regressiva para o Arraial de Todos os Santos

Por Redação - Agência PA (SECOM)
01/06/2015 15h59

Na próxima quarta-feira, 03, será dada a largada para a quadra junina nos espaços da Fundação Cultural do Pará (FCP). Em Belém, a instituição irá promover mostras de pássaros juninos, bois-bumbás, grupos de carimbó, danças regionais, quadrilhas na praça do Povo, do Centur, na Casa das Artes, em Nazaré e no Núcleo de Oficinas Curro Velho, no bairro do Telégrafo. A programação segue até o dia 28 de junho.

Segundo o diretor de interação cultural da FCP, Walter Figueiredo, a programação do Arraial de Todos os Santos da instituição também chega aos municípios paraenses. “A Fundação Cultural do Pará irá apresentar durante o Arraial de Todos os Santos uma diversidade de expressões artísticas e culturais como os tradicionais cordões de pássaros e bichos, pássaros juninos, bois-bumbás e quadrilhas”, comenta.

Este ano, os festejos serão realizados em Belém no Centur, Curro Velho e Casa das Artes, igualmente, ocorrem mostras culturais nos municípios de Maracanã, agregando as manifestações folclóricas das cidades de Magalhães Barata, Santarém Novo, Salinópolis, Marapanim, Terra Alta e Igarapé Açú na região Nordeste; e em Óbidos, integrando a região Oeste do Pará com a participação dos folguedos de tradições populares de Santarém, Alenquer, Oriximiná e Juriti.

Revoada – A programação oficial da Fundação Cultural do Pará será aberta na próxima quarta-feira, 03 de junho, a partir das 17h, com o cortejo dos grupos de Pássaros Juninos que será realizado na Casa das Artes, em Nazaré.

A coordenadora de artes literárias e expressão de identidade, Elaine Oliveira, explica que os grupos irão se concentrar na travessa 14 de março, onde sairá o cortejo em direção à Casa das Artes. “São 16 grupos de pássaros convidados que saem em cortejo e entram na Casa das Artes. É um espetáculo bonito em que os brincantes pedem passagem para se apresentar, é a abertura da Quadra Junina que dá passagem para os Pássaros se apresentarem num ritual chamado a Revoada dos Pássaros”, explica.

Dona Iracema Oliveira, 78 anos, guardiã do Pássaro Tucano, participa em uma das manifestações culturais mais criativas do povo paraense desde 1980: “Pássaro Junino”. Herdou do pai, seu Chico, a cultura de confeccionar e encenar com pássaros. “É muito importante a reunião da ‘Revoada’, somos os guardiões da cultura popular paraense. Com a ajuda do Governo do Estado, por meio da Casa das Artes e FCP, nos dão oportunidade a dar continuidade ao que foi passado de pai para filho”, comemora Iracema Oliveira.

O Cordão de Pássaro Tangará, que será um dos grupos a se apresentar, tem como personagem principal o Pássaro Tangará, encenado pelo ator Agenor Del Valle, e traz junto à Revoada personagens que representam a expressão cultural da Amazônia. “Levaremos o cordão de Pássaro Tangará com o tema: ‘Tangará presente de São João’, com porta bandeira, caçador, entre outros personagens”, informa o artista.

“A parceria com a FCP é fundamental, pois não encontramos interesse de outros meios na promoção da festividade. E o Governo do Estado veio como um grande fomentador da cultura paraense. A Casa das Artes nos ofereceu o material do figurino para a confecção dos personagens, e também promoveu oficinas de capacitação”, declara Agenor Del Valle.

O Cordão de Pássaro se apresenta em espaços abertos, com a presença dos integrantes em cena o tempo inteiro. Com encenações teatrais, danças e musicais, será um chamado para o arraial das festas juninas, incentivando a população a participar das festividades. A narrativa do espetáculo gira em torno da caçada, morte e ressurreição de um pássaro, o personagem central. A esta estrutura base somam-se outros personagens, a exemplo de fazendeiros, matutos, índios e nobres.

Concurso - Um dos momentos mais esperados para este ano na capital paraense é o XII Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas, nas categorias mirim e adulto. Foram mais de 150 grupos inscritos tanto da capital como do interior do Estado que participam do concurso no período de 09 a 28 de junho, no Centur.

Curro Velho - Nos dias 12 e 13, o Arraial será no Núcleo de Oficinas Curro Velho, quando as crianças das oficinas de iniciação artística irão apresentar o espetáculo “É Mentira”. São mais de 100 crianças na faixa etária de 07 a 12 anos, que participam de oficinas de teatro, música e dança.

Interior – Na cidade de Óbidos está programado para o dia 20 de junho, uma Mostra da Cultura Popular do Oeste do Pará com grupos de bois e de danças dos municípios de Santarém, Juruti, Alenquer, Oriximiná e Óbidos.

No dia 27 de junho, a Mostra de Manifestações Tradicionais do Salgado Paraense será na cidade de Maracanã com apresentação de Quadrilhas, Cordão de Pássaros, grupo de boi e carimbó das cidades de Marapanim, Magalhães Barata, Santarém Novo, Maracanã, Igarapé-açú, Terra Alta e Salinópolis.

No dia 29, a programação encerra na Vila de Mocoóca, Ilha de Maiandeua dentro da Mostra Cultural da Festividade de São Pedro. A programação do Arraial de Todos os Santos é uma realização do Governo do Pará por meio da Fundação Cultural do Pará, com entrada franca. Acesse www.fcp.pa.gov.br e confira a programação oficial.