Oficina na biblioteca pública resulta em mais de 100 livros restaurados
Será realizada nesta sexta-feira, 19, o encerramento da “Oficina de Restauração de Livros” da Biblioteca Pública Estadual Arthur Vianna, da Fundação Cultural do Pará (FCP/Centur). Novas turmas são abertas todo mês e, em cerimônia, os alunos do período maio/junho receberão da Diretoria de Leitura e Informação (DIC), responsável por promover o curso, os certificados de conclusão. Durante o evento será realizada também uma exposição dos livros recuperados – uma média de 150 exemplares no período de um mês.
“A presença deles e toda a dedicação em fazer esta atividade deu destaque a este setor da biblioteca, que é pouco conhecido. E é uma troca em que nós damos a eles o conhecimento e eles põem em prática o que aprenderam – parece um mutirão. Tem alunos de turmas anteriores que ao sair daqui foram oferecer seus serviços em bibliotecas e espaços – fico muito feliz com isso”, declara o professor e restaurador Waldinei Romano.
As aulas iniciaram em 18 de maio e foram realizadas de segunda à sexta-feira, sendo aceitas também como carga horária extra para alunos de universidades. Entre os 14 alunos, muitos eram estudantes de cursos variados, como biblioteconomia, turismo, contabilidade. Em média, são feitas 20 solicitações por mês para participar da oficina, sendo as turmas formadas por no máximo 15 pessoas – o restante entra em lista de cadastro para o mês seguinte.
“Meu interesse pelo curso começou porque eu mesma tenho um acervo de três mil títulos em casa e queria saber como cuidar bem deles. Gostei do curso porque você não aprende só a cuidar dos livros, mas também a fazer agendas e cadernetas. Eu já pretendo voltar daqui a uns meses para aprender mais”, comenta Maria do Carmo Santos, 50, turismóloga.
Já Rifanni Ruivo, 31, estuda arquivologia e viu no curso uma extensão do que já vinha aprendendo na universidade: “Acho que o mais interessante que vi na oficina é que quando você pensa que aquele livro já está perdido, ainda dá para salvar”.
Alguns dos alunos da oficina são estagiários de outros setores da biblioteca, chamados a conhecer também este importante processo pelo qual passam os livros. “Eu estagio na seção de microfilmagem e já sabia lidar com os jornais, mas não com livros. É diferente e ensina que os livros podem ser mesmo resgatados; eu mesmo, antes, já joguei livros fora. E é engraçado porque depois das aulas todo livro que você vê com algum problema, você quer consertar”, confessa Marcos Paulo Oliveira, 21, estudante de biblioteconomia.
A próxima oficina de restauração está prevista para o mês de agosto e já se encontra com todas as vagas preenchidas devido ao grande número de pessoas que aguardavam no cadastro de reserva. As inscrições para a turma de setembro já estão com inscrições abertas. Os interessados devem enviar currículo pelo e-mail da Coordenadoria de Processos Técnicos ([email protected]). Mais informações: (91) 3202-4377.