Detentos do CRPPII participam de palestra sobre a importância do esporte
A importância do esporte para o resgate social de jovens e adultos foi o tema de uma palestra realizada na manhã desta terça-feira, 22, no Centro de Recuperação Penitenciário do Pará II (CRPPII), no Complexo Penitenciário de Santa Izabel. Os convidados para falar do assunto foram o volante Ilaílson, do Clube do Remo, e o coordenador das categorias de base do Paysandu, o ex-jogador Vanderson. O bate-papo fez parte da programação de encerramento do semestre letivo da unidade prisional.
38 internos participaram do evento e interagiram de perto com os atletas. Ilaílson e Vanderson, que também são primos, mostraram que a rivalidade entre os times fica apenas dentro do campo. Eles se uniram para passar bons exemplos aos internos e incentivar o esporte e a educação.
“Estou muito feliz de estar aqui e compartilhar com eles a minha história de vida. Mostrar para eles que todo mundo passa por dificuldades e que não foi diferente comigo. Vim do interior, era um menino da roça e cheguei aonde estou hoje por nunca desistir do que eu queria. Estar aqui (no CEPPII) passando as minhas experiências é um sinal de que Deus realizou meus sonhos. E quero dizer para eles que nunca é tarde para correrem atrás dos deles também“, afirmou o jogador do Remo.
Também participaram da palestra - que foi realizada na brinquedoteca da unidade penal - o vice-diretor do CRPPII, Emerson Neves, a gerente de ensino acadêmico da Divisão de Educação Prisional (DEP), Guilhermina Castro, além da pedagoga e coordenadora do Ensino para Jovens e Adultos (EJA), Twiggy Portilho.
A iniciativa vem da atual metodologia, desenvolvida por professores e coordenadores do CRPPII, baseada na sociologia do esporte. “Buscamos o esporte como mais uma ferramenta de educação dentro do cárcere. Queremos mostrar para eles que a educação pode ser trabalhada por várias fontes e de várias formas. Esperamos que a palestra desperte uma determinação neles, de procurar algo melhor na vida”, explica Guilhermina Castro.
O interno João dos Santos, de 40 anos, praticou futebol de salão quando era jovem. Durante o evento ele ficou muito animado com a conversa. “Estou alegre com essa oportunidade única de estar próximo de um dos meus jogadores favoritos. Depois de tudo o que ele falou, sou ainda mais fã do Aleílson. Vou tirar proveito de tudo que foi passado aqui pra gente. Sempre gostei de futebol, mas não insisti na carreira, e se agora estou velho demais para isso pelo menos posso incentivar meu filho”, conta o interno que é torcedor do Clube do Remo.
Ao final do evento, alguns detentos fizeram fotos com os jogadores e a conversa foi aberta para perguntas. Após o bate-papo foi oferecido um coquetel em comemoração ao final do semestre letivo dos detentos, que contou ainda com premiações de concursos de redação, matemática e física e dinâmicas juninas. Atualmente, o CRPPII conta com 120 presos matriculados na educação formal, divididos em duas turmas.
<