Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RESSOCIALIZAÇÃO

Detentos participam de ação de consciência ambiental em praias de Mosqueiro

Por Redação - Agência PA (SECOM)
11/07/2015 15h28

Pelo segundo ano consecutivo, um grupo formado por internos do Centro de Recuperação de Mosqueiro (CRMO) levou orientações que chamam a atenção da importância da consciência ambiental para os frequentadores das praias do Farol e Chapéu Virado. A ação “Praia limpa verão com saúde” é uma iniciativa do Núcleo de Reinserção Social (NRS), da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) e integra um pacote de atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup) durante o verão 2015. 

Cinco mil sacolas biodegradáveis e panfletos com orientações de segurança serão distribuídos aos veranistas. A ação volta às praias de Mosqueiro no próximo sábado, 18, com a intenção de fazer com que os visitantes preservem os balneários e, ao mesmo tempo, coloquem os detentos em contato com a sociedade, como parte do processo de ressocialização. “O trabalho é a forma mais importante que oferecemos aos internos para que eles retomem o convívio com as pessoas que estão fora da penitenciária”, afirma o diretor do CRMO, Abdolins Xaxier. 

Dos sete internos que participam da ação, o trabalho na praia é novidade para apenas um. Ivanildo Pamplona, 53 anos, é natural de Mosqueiro e está há três meses no CRMO. Desde que começou a cumprir sua pena de três anos não sentia mais o vento vindo da orla da cidade. “Estou muito feliz de estar aqui tendo essa oportunidade, principalmente de poder ajudar a cuidar das praias da minha cidade. O sentimento de voltarmos a conviver com a sociedade é inexplicável, é emocionante!”, descreveu o interno comovido. 

Moradores de Marituba, Carlos e Rosilene Silva aproveitam o verão pelo terceiro fim de semana em Mosqueiro. Quando preparavam o guarda sol para se instalar na praia foram abordados por um dos internos. Prevenidos, fizeram questão de ficar com três sacolas plásticas. “Achamos interessante essa distribuição, nem sempre lembramos de trazer algo para jogar o lixo fora. Como vamos passar o dia todo aqui, pedimos mais sacolas. Talvez se ele não tivesse passado, nós nos atrapalharíamos para colocar o lixo em outro local”, disse Carlos. 

Aproveitando a praia com o marido e dois filhos, a belenense Alessandra Palheta também aprovou a iniciativa. “Achei ótimo já que realmente estávamos precisando de mais uma sacola! Saber que um preso pode prestar esse serviço até nos deixa animados. Melhor ele ser útil para sociedade do que voltar a cometer um erro”, avaliou. O coordenador de Projetos da Susipe, Ércio Teixeira, afirma que é exatamente esse o pensamento a ser repassado. “Nós acabamos embutindo nos internos essa consciência social e também ambiental. De que ele faz parte desse processo vivenciado por qualquer outra pessoa”, disse. 

Para que os detentos pudessem participar da ação, a direção da casa penal realizou uma seleção entre os candidatos. Foram escolhidos somente os presos que apresentam bom comportamento e que ainda foram classificados como aptos pela psicóloga do Centro de Recuperação. “Depois de selecionados, os internos passaram por uma preparação. Eles foram orientados sobre como deveriam abordar as pessoas e sobre a importância desse trabalho para eles e para a sociedade para que eles pudessem absorver esse sentimento de integração”, explicou a psicóloga Olga Morais. 

Operação Verão - Mais de 10 mil agentes de segurança pública, entre policiais militares e civis, fiscais de trânsito, médicos legistas e bombeiros militares atuam na “Operação Verão 2015”, que segue até o dia  6 de agosto, em 122 municípios paraenses. O trabalho planejado pela Segup é integrado a mais nove órgãos estaduais, entre eles a Susipe. 

“A Susipe colabora com as ações também na praia do Atalaia, em Salinópolis, onde cerca de mil mastros e bandeirolas confeccionados por internos do Centro de Recuperação do Coqueiro (CRC) e Presídio Estadual Metropolitano I (PEM I) são utilizadas para o ordenamento do trânsito de veículos”, pontua o diretor do Núcleo de Reinserção Social da Susipe, Ivaldo Capeloni.