Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SUCESSO

Projeto “Quitanda do Parque” é referência para Ceasas do Brasil

Por Redação - Agência PA (SECOM)
10/09/2017 00h00

Assegurar uma qualidade de vida melhor a partir da mudança de hábitos alimentares, com a introdução de frutas, verduras e hortaliças produzidas de forma sustentável, sem o uso de agrotóxicos e hormônios. É a essa finalidade que se propõem as feiras itinerantes, criadas há dois anos por meio de uma parceria entre as Centrais de Abastecimento do Pará (Ceasa) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado (Emater), como forma de aproximar os produtores rurais familiares do público consumidor.

Inicialmente, as feiras itinerantes eram levadas a instituições públicas e privadas, permitindo a aquisição desses produtos por servidores a elas vinculados, mas também pela comunidade do entorno. Com o sucesso da iniciativa, as feiras passaram a ser levadas a outros espaços. E uma das que tem gerado os melhores resultados em termos de procura do público e rentabilidade aos agricultores selecionados para exporem seus produtos é a “Quitanda do Parque”, montada em um shopping da capital.

Para receber as feiras o condomínio comercial cede um espaço no piso principal onde são montadas as barracas. Quem visita a “quitanda” encontra uma grande variedade de itens. São frutas, hortaliças, tubérculos, folhagens, plantas medicinais e ornamentais, peixes, camarões, mexilhão, galinha caipira, ovos, temperos, mel, tucupi, tapioca, farinha, produtos artesanais e até açaí.

Além da qualidade dos produtos, o preço é um dos maiores atrativos. O consumidor consegue adquirir gêneros alimentícios a preços até 50% mais baratos do que os praticados nas feiras e supermercados de bairros. A aposentada Elisabete Tavares foi uma das consumidoras que voltou para casa bastante satisfeita. “Aqui unimos o útil ao agradável. Além de ir às compras nas lojas, passear, ir ao cinema, agora também podemos fazer a feira. E o melhor: a preços bem acessíveis e na certeza de levar para casa produtos de excelente qualidade, higienizados e bem fresquinhos. Por outro lado, também é uma ótima oportunidade para os produtores rurais, pois eles vendem diretamente para o consumidor”.

Franci Tavares, que trabalha em uma loja em frente ao espaço onde é montada a “Quitanda do Parque”, virou cliente assídua da feira. “Acho muito interessante essa iniciativa, pois nem precisamos sair do shopping para fazer as compras de casa. Aqui tem o melhor açaí que já provei na vida e com um preço muito bom. Sempre que a feira abre já venho direto para garantir o açaí do lanche”, comentou.

Para José Lima, do “Barão do Açaí”, o espaço tem gerado resultados muito positivos. Produtor de Santa Izabel do Pará, ele revela o segredo da qualidade do seu produto, tão elogiado pelos visitantes da feira. “Trabalhamos com açaí desde a década de 80, quando o fruto não tinha comércio nem mercado. Sabíamos que uma hora nosso produto seria valorizado e por isso apostamos alto, trabalhando de forma diferenciada, reflorestando a área de cultivo e fazendo o manejo sustentável. Chegamos a frutos de excelente qualidade através da seleções de sementes, o que reflete diretamente no gosto do produto final. Estar na feira nos possibilita não só o aumento das vendas, mas também divulgar esse nosso trabalho, conquistando mais clientes”, explicou o produtor, que no início da feira, ainda em maio, vendia cerca de 30 litros de açaí e hoje chega a comercializar até 100 litros por dia.

Responsável pelo “Quitanda do Parque”, Sinval Paiva, da Emater, destaca as  vantagens do projeto. “Reunimos aqui 18 empreendimentos de agricultura familiar, de oito municípios paraenses, em um espaço excelente, bonito e refrigerado que o shopping nos disponibilizou. Tudo isso nos dá a possibilidade de atender bem tanto os produtores quanto os consumidores do shopping, que hoje saem daqui com a feira de casa feita. É um projeto muito exitoso”, comentou.

O sucesso é tão grande que já se estuda sua ampliação. “A direção do Parque Shopping já nos procurou para que, juntos, verificássemos a viabilidade de ampliar a feira. Hoje ela funciona três dias na semana, mas, para atender o apelo do público precisaremos estender as atividades para seis dias, a partir de outubro”, antecipou.

Rosilvaldo Batista, diretor técnico da Ceasa do Pará, relembra o início do projeto. “Recebemos um e-mail da direção do shopping informando sobre a possibilidade de abrir um espaço para os feirantes, mas em conversas posteriores trouxemos a ideia das outras feiras que já realizamos, e eles abraçaram a causa. O projeto inclui um atacadista, que oferece produtos que não existem no estado, e diversos produtores rurais, que vendem seus itens diretamente ao consumidor, o que virou um grande sucesso. Várias Ceasas do Brasil já entraram em contato com a gente para saber como funciona o Quitanda do Parque, o que demonstra o êxito das nossas ações”, finalizou.

Serviço: A “Quitanda do Parque”, feira funciona todas as quartas, quintas e sextas-feiras, das 16h às 21h, no primeiro piso do Parque Shopping (avenida Augusto Montenegro, nº 4300 - Icoaraci).