Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CÍRIO 2015

Centros de detenção da Susipe recebem visita da imagem peregrina

Por Redação - Agência PA (SECOM)
04/09/2015 19h56

A Central de Triagem da Marambaia recebeu nesta sexta-feira (4) a visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. A unidade prisional abre as visitas que fazem parte do calendário oficial de procissões do Círio 2015, nos centros de detenção da Região Metropolitana de Belém. A ação, coordenada pela Pastoral Carcerária, tem como objetivo de levar um pouco da festa religiosa para o cárcere e poder incluir na celebração quem está privado de liberdade.

Durante a visita, o arcebispo de Belém, dom Alberto Taveira, presidiu uma pequena cerimônia de orações com uma procissão dentro do bloco carcerário. Servidores e internos puderam participar da celebração. O agente prisional Anderson Luz foi escolhido para percorrer o bloco carcerário com a Imagem Peregrina para que os detentos fizessem pedidos e agradecimentos.

“Para mim foi uma grande surpresa ter sido escolhido e poder segurar a imagem. Estou passando por um problema de saúde na minha família e tenho muito apego com Nossa Senhora. Foi muito bom passar por essa experiência e de alguma forma poder ajudar a trazer um pouco de paz aos corações dos internos. Fiquei muito comovido”, contou.

Quem também teve um momento de grande comoção foi o interno João Diego Lobo, 23 anos, que está preso há um mês. “Nunca tinha chegando tão perto dela, muito menos tocado. É uma sensação muito forte e eu creio, em nome dela, que vou sair daqui. Fiz o pedido e espero estar logo em liberdade para poder participar do Círio”, afirmou.

A visita da imagem às casas penais é uma iniciativa da Arquidiocese de Belém em parceria com a Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe), que ocorre desde 1997, quando o tema da campanha da fraternidade foi acerca do encarcerado. “Queremos que a força evangelizadora do Círio alcance todos os setores da sociedade, e as pessoas que estão presas também fazem parte disso. Os presos também precisam ser visitados, ouvir uma palavra de fé. A presença da imagem peregrina é um dos elementos mais fortes para a evangelização”, disse dom Alberto Taveira.

Para o coordenador da Pastoral Carcerária, Ademir da Silva, “a importância de trazer o Círio até os nossos irmãos presos é uma ação inclusiva do apenado na festa maior dos católicos paraenses. O objetivo principal é trazer o amor de Nossa Senhora aqui para dentro, para aqueles que não podem vivenciar lá fora”, assegurou.

A Central de Triagem da Marambaia ganhou ornamentação especial para a chegada da imagem de Nossa Senhora e os servidores também puderam chegar próximo à Imagem. Bruno Pinheiro, 26 anos, e Jamilson Ferreira, 34, internos que ajudaram na limpeza da unidade prisional, ganharam de presente uma fotografia segurando a Santa. As peregrinações nas unidades prisionais da Susipe vão até o próximo dia 23. O calendário das casas penais do Círio 2015 está disponível no site www.susipe.pa.gov.br.