Curro Velho inscreve até dia 18 para oficinas de Setembro
Breno dos Santos, 15 anos, começou fazendo curso de Cerâmica. Ele aprendeu a fazer panelas, quadros e outros objetos, depois, não parou mais. “As oficinas são muito boas e fiz muitas amizades. Até agora a minha favorita foi a de técnicas circenses, por isso vou voltar a fazer. Isso é uma coisa legal, você pode fazer várias oficinas sobre a mesma arte, o que dá pra você ir ficando cada vez melhor. Da última vez gostei muito de fazer acrobacias com o tecido”, conta ele, que já está com a matrícula garantida desde o primeiro dia de inscrições para as atividades das Oficinas Curro Velho.
Abertas desde o último dia 8 (terça-feira), elas estão sendo realizadas na própria secretaria da Instituição. No primeiro dia foram feitos cerca de 400 atendimentos e cinco oficinas já estão com suas vagas esgotadas. São elas: Gravura em Tecido, Confecção de Manto Sagrado 1 (ainda há vagas para a segunda turma), Fotografia de Rua, Laboratório de Artes Cênicas e Manutenção de Computadores. Aos interessados, ainda restam mais de 50 opções, todas com prazo de inscrições até dia 18, e aulas marcadas para iniciar dia 21 de setembro.
Muitos alunos já são frequentadores assíduos do Curro Velho e, por isso, comparecem logo no primeiro dia com a documentação (documento de identidade, comprovante de residência e de matrícula em escola de rede pública) em mãos para garantir vaga nas oficinas. A estudante Ana Carolina Bittencourt, 14, é uma delas. “Eu conheci as oficinas daqui no inicio do ano e já estou indo para a terceira. Eu queria fazer teatro desde pequena, mas nunca tive onde. Na primeira vez que fiz oficina de cênicas aqui, aprendi muitas coisas que são a base do teatro e agora estou voltando”.
Ana e Breno são da rede pública de ensino e por isso não pagam pelas oficinas, mas os demais interessados também podem se inscrever pagando uma taxa de R$ 20, no dia da matrícula. O instrutor Eliezer Carvalho, que ministra oficinas envolvendo gravura e xilogravura, ainda reforça que o aprendizado por de servir tanto para quem busca criar produtos para geração de renda familiar quanto para quem pretende realmente desenvolver trabalhos artísticos e um dia buscar uma formação de nível superior em artes.
Conteúdo - “Nas oficinas eu apresento os conceitos básicos da gravura, um pouco sobre o fotolito digital e artesanal (que o trabalhado nas aulas práticas), e também a concepção de imagem, de desenho como forma de expressão. Isso porque acontece de algumas pessoas buscarem esse conhecimento não só para fazer uma estampa em uma camisa para vender, mas também para desenvolver um projeto pessoal de arte”, explica Eliezer, que volta a ministrar oficina em setembro, ainda com vagas abertas.
Na turma com a qual ele está encerrando as atividades, vários trabalhos foram desenvolvidos tendo como tema central o “açaí” e cada aluno desenvolveu seu próprio olhar sobre ele. “Começamos desenvolvendo um briefing (idéias a serem desenvolvidas e informações sobre o objeto a ser tema), depois, alguns optaram por retratar a barraquinha onde o fruto é vendido, outros, a paisagem composta por açaizeiros, indo até trabalhos que envolvem a desconstrução disso tudo e chegam à abstração. Acredito que eles conseguiram entender muito bem o processo e pensar a imagem dentro desta linguagem”, elogia o professor.
O Curro Velho ainda possui vagas em Linguagem Audiovisual, com as oficinas de fotografia digital e linguagem cinematográfica; também há vagas para o infocentro nos cursos de informática básica e avançada. Para o Núcleo de Produção, há vagas em tecelagem, design de resíduos com tubo, entre outros. Os cursos também atendem a diferentes faixas etárias, sendo para as crianças recomendas oficinas de pintura, desenho e linguagem musical.
Serviço:
Oficinas Curro Velho
Inscrições: Até 18/09, das 8h às 17h.
Aulas: De 21/09 a 09/10.
Local: Secretaria da Instituição (Rua Professor Nelson Ribeiro, 287, Telégrafo).
Valor: Gratuito para alunos da rede pública de ensino e infocentros (apresentar comprovante de matrícula) e R$20 para os demais interessados.
Informações: (91) 3184-9112.