Susipe e UFPA debatem melhorias na educação no sistema prisional
Um encontro entre representantes da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) e da Universidade Federal do Pará (UFPA), nesta sexta-feira (6), colocou em pauta as ações desenvolvidas pelas duas instituições no âmbito da educação no sistema prisional. A parceria tem gerado bons resultados na capacitação de profissionais que atuam com atividades educacionais nas unidades penais do Estado.
Participaram da reunião, no gabinete da Reitoria da UFPA, o titular da Susipe, André Cunha, o reitor da UFPA, Carlos Maneschy, o diretor do Núcleo de Reinserção Social da Susipe, Ivaldo Capeloni, a gerente da Divisão de Educação Prisional da Susipe, Aline Mesquita, e a coordenadora do projeto Diálogos em Educação, Socorro Coelho.
A aproximação entre Susipe e UFPA na oferta de capacitação de servidores que atuam com educação nas casas penais já existe desde o início do ano. Desde então, técnicos em educação, agentes prisionais e coordenadores pedagógicos assistem às aulas do curso de especialização de Educação de Jovens e Adultos Privados de Liberdade, ofertado pela UFPA.
Para Socorro Coelho, o encontro desta sexta-feira formaliza o interesse da Susipe e da universidade em ampliar a atenção dada para a educação no sistema prisional. Ela explica que esta é a primeira vez que ações com essa finalidade são traçadas entre o órgão e a instituição de ensino superior. “Constatamos que os servidores que trabalham com a educação no sistema penitenciário precisam de atenção maior por parte da universidade”, diz.
“A UFPA é sensível a essa demanda, uma vez que estamos completamente sensibilizados com o tema. Já há um movimento interno de nossos professores para que essa questão ganhe cada vez mais densidade. Nossa disposição é absoluta para atender esse pedido. Esse é o nosso papel”, disse o reitor da UFPA. Além do curso de especialização, uma oficina de capacitação para os profissionais envolvidos com a educação nas unidades penais será realizada na próxima semana.
Uma pesquisa desenvolvida por professores da UFPA também vai analisar a educação no cárcere. “Estamos levando a UFPA para dentro das casas penais, já que os nossos educadores serão os disseminadores dessa formação de qualidade”, explicou.
Para o titular da Susipe, as ações atendem a necessidade existente dentro do contexto da educação prisional. “Esse tipo de atividade educacional ainda não conta com uma metodologia própria. Não podemos trabalhar a educação dentro das unidades penais da mesma forma que trabalhamos em uma sala de aula de um colégio. Com o apoio da UFPA nesse sentido nós vamos qualificar o profissional que oferta essa educação para ganhar mais qualidade”, afirmou.