Caminhada ecológica motiva servidores da Susipe a cuidarem da saúde
Foi com muita disposição para encarar uma atividade diferente que cerca de 50 servidores da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) começaram o final de semana. Na manhã deste sábado, o grupo participou da 4ª Caminhada Ecológica, organizada pela Divisão de Atendimento ao Servidor (DAS), em uma das 8 trilhas do Parque Estadual do Utinga (Peut). A atividade já faz parte das ações realizadas pela Susipe para promover a qualidade de vida daqueles que integram o seu quadro funcional.
Para encarar a trilha do Macaco, os servidores participaram de uma sessão de alongamento e aquecimento orientada por profissionais. A supervisão da atividade foi realizada por educadoras físicas da academia TW Authentic Fitness, uma das instituições conveniadas do projeto “Servidor na Academia”, da Secretaria de Estado de Administração (Sead). “Nosso papel aqui é fazer com que essas pessoas tenham consciência de que a saúde vem em primeiro lugar. Esse público passa a maior parte de seu horário de trabalho em pé ou sentado e muitas vezes apresenta um quadro de sedentarismo. Então a atividade física vem como prevenção de uma série de doenças”, explica a professora de Educação Física, Viviane Magalhães.
Guiados por homens do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), os servidores também tiveram a oportunidade de conhecer detalhes da vegetação amazônica. Ao decorrer da trilha, paradas eram realizadas para apresentar ao grupo espécies como a Embauba, Escada de Jabuti, Mumbaca, Quarubatinga e muitas outras. Mesmo na reserva da Polícia Militar, o subtenente Rocha fez questão de acompanhar os servidores na atividade. “Apesar de vivermos em uma região extremamente rica no quesito natureza, muita gente não conhece as especificidades dessas plantas. Ao mostrarmos aos visitantes que daqui podemos tirar remédios e alimentos estamos levando uma mensagem de preservação”, disse.
Mesmo já conhecendo as ações realizadas pela DAS, esta foi a primeira vez que a agente prisional Cecília Oliveira participou da caminhada. Animada, ela conta que a atividade física tem a ajudado retomar a rotina de trabalho. “Na nossa função às vezes passamos por situações inesperadas. Há alguns anos fui mantida refém durante um motim e com o apoio dos profissionais da DAS eu consegui me reestabelecer para o trabalho. Precisamos cuidar do corpo e da mente para aliviarmos a carga de tensão que vivemos. Estou adorando participar da caminhada! Vou sair daqui e entrar no trabalho revigorada”, conta a servidora.
A conscientização da importância de momentos como esse é um dos principais objetivos da caminhada ecológica, explica o gerente da Divisão de Atendimento ao Servidor, Armando Mendonça. “O evento surgiu em função da alta carga de stress existente nas atividades realizadas no sistema penitenciário. É preciso proporcionar aos servidores oportunidades de retirar esse peso, essa tensão, da mente. Queremos que eles se sintam motivados e o exercício é um desses caminhos”, diz. Nos próximos meses uma nova caminhada deve ser realizada, desta vez com a participação dos familiares dos servidores.