Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Recital homenageia maestro Waldemar Henrique

Por Redação - Agência PA (SECOM)
25/02/2015 11h58

O duo formado pela cantora lírica Madalena Jorge Aliverti e pela pianista Adriana Azulay faz recital nesta quinta-feira (26), em homenagem ao maestro Waldemar Henrique. A apresentação será às 19h na Igreja de Santo Alexandre, na Cidade Velha, em Belém, com entrada franca.

Se estivesse vivo Waldemar Henrique completaria 110 anos. Na homenagem ao maestro, as artistas irão apresentar um repertório com as canções "Tamba-Tajá", "Rolinha", “Senhora Dona Sancha" e "Minha Terra", primeiro sucesso do compositor, escrita em 1923, além de outras músicas dele. O recital contará, ainda, com a participação especial do tenor Eriko Nery e da soprano Márcia Aliverti.

O compositor e pianista Waldemar Henrique (Waldemar Henrique da Costa Pereira) nasceu em Belém do Pará em 15/2/1905 e faleceu na mesma cidade em 28/3/1995. Passou a infância na cidade do Porto, em Portugal, e ao regressar ao Brasil iniciou os estudos musicais. Começou a estudar solfejo e piano, em 1918, em Belém. Em seguida, fez cursos de violino, harmonia, composição e canto.

Em 1929 ingressou no Conservatório Carlos Gomes. No final de 1933 mudou-se para o Rio de Janeiro, onde estudou piano, composição, orquestração e regência. Dedicou-se especialmente à composição, sobretudo de canções de inspiração folclórica, principalmente amazônica, mas também indígena, nordestina e afro-brasileira.

No Rio de Janeiro, trabalhou em rádios, teatros e cassinos, além de realizar excursões por todo o Brasil, Argentina, Uruguai, França, Espanha e Portugal. Na capital fluminense, dedicou-se ao magistério e produziu programas para diversas emissoras, como a Rádio Roquette Pinto, onde foi diretor da seção de música orquestral.

Em 1956 gravou o primeiro LP, com interpretação vocal de Jorge Fernandes. Em 1958, sua música-tema para Morte e vida Severina, poema dramático de João Cabral de Meio Neto, obteve o prêmio Jornal do Comércio, como o melhor do ano. Dirigiu por mais de dez anos o Theatro da Paz, de Belém.

Foi eleito em 1981 para a Academia Brasileira de Música e, em 1985, ao completar 80 anos, foi homenageado em desfile de escola de samba, em Belém. Ao longo da carreira, escreveu mais de 120 canções.

Duo Icamiabas

O Icamiaba's Duo nasceu da vontade que Madalena Jorge Aliverti e Adriana Azulay tinham de trabalharem juntas em projetos musicais. O nome vem das índias guerreiras da Amazônia que eram conhecidas por serem bravas e valentes, e que existiram em torno de 400 a 600 anos atrás, próximo às cabeceiras do rio Jamundá, conhecidas como Icamiabas. "É uma homenagem a estas guerreiras que, como nós, lutaram para viver de seus ideais", explica Madalena Aliverti.

Desde 2010 o duo, especializado em repertório erudito popular, vem se apresentando em Belém e em outras capitais do Brasil. Em 2012 as artistas gravaram o CD "Ave Maria Paraense" com composições eruditas de autores paraenses. Para escolher o repertório, o Duo realiza pesquisa musical. "Pesquisamos em bibliotecas públicas e pessoais, buscamos sempre material inédito, muitas vezes não editado, para os nossos recitais", afirma a cantora.

Serviço:
Recital em Homenagem ao Maestro Waldemar Henrique - 20 anos de saudade
Data: 26 de fevereiro (quinta-feira)
Hora: 19h
Local: Igreja de Santo Alexandre (Cidade Velha)
Entrada Franca

<