Turismo atrai estudantes em escolas de Ensino Técnico
O turismo é uma das áreas de formação que atrai estudantes paraenses aos cursos técnicos ministrados pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) por meio da rede de escolas tecnológicas e profissionalizantes. Na soma da clientela atendida pela Coordenação de Educação Profissional (COEP) da Seduc, somente em 2016 e em 2017, 381 estudantes matricularam-se para a formação na área do turismo, nos municípios de Santarém, Salvaterra e Belém.
A demanda de estudantes motiva a Secretaria a implantar o curso de Gestão em Turismo na Escola Tecnológica de Santarém. O novo curso justifica-se pelo fato de que, após a inauguração da escola, em junho passado, foi aberta uma turma de Gestão em Turismo, no formato FIC (Formação Inicial e Continuada), de curta duração, mas a procura foi suficiente para formar quatro turmas, com o total de 120 alunos, que concluirão suas atividades no final deste mês.
Os cursos FIC funcionam como um parâmetro para a implantação de um curso técnico. Na avaliação da Seduc, a demanda de estudantes é positiva para o mercado do turismo.
A região do Tapajós, um dos polos do plano de turismo do governo do Pará, reúne atrativos peculiares, únicos, de projeção internacional, destacando-se as praias de Alter do Chão, em Santarém, um dos destinos mais procurados pelos turistas que demandam o Pará. E isso exige profissionais qualificados nas áreas de hotelaria, receptivo, gastronomia entre outras atividades.
Seduc atende mercado
Nesse cenário, a formação de mão de obra para o setor é uma contribuição que a Seduc dá para o incremento do turismo como indústria capaz de gerar emprego, renda e contribuir para o desenvolvimento econômico do Estado.
No Arquipélago do Marajó, outro polo turístico por excelência, 37 alunos estão matriculados em um curso técnico de turismo, no município de Salvaterra, e está em estudo a implantação, em 2018, de um curso para formar profissionais de serviços de bar e restaurante.
No Distrito de Icoaraci, em Belém, desde 2016, 160 alunos estão matriculados no curso de Hospedagem, ministrado pela Escola Tecnológica Francisco das Chagas, onde 64 estudantes já se formaram nos cursos FIC de Organizador de Eventos e Agente de Informações Turísticas. E no próximo ano, a mesma escola vai implantar o curso de Eventos.